TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Tradicionais Infantis

Trabalho Escolar: Jogos Tradicionais Infantis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.700 Palavras (11 Páginas)  •  1.761 Visualizações

Página 1 de 11

JOGOS TRADICIONAIS INFANTIS

INTRODUÇÃO:

Estudo sobre os jogos tradicionais infantis, que conforme o passar dos anos foram sumindo das escolas. E como educadores, temos o objetivo de resgatar esses jogos. Os jogos e as brincadeiras infantis populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo.

O estudo tem como objeto de análise os jogos tradicionais. Pretendemos não apenas descrever os fatos, mas, a partir de dados e relatos, levantar questões pertinentes e significativas para a compreensão do momento preseente, resgatando o sentido do brincar e das brincadeiras.

Descreverei no trabalho os objetivos dos jogos infantis; Descrição das atividades; Citarei jogos infantis e seus objetivos; E também entrevistarei uma pessoa de 60 anos ou mais, para saber como eram os jogos tradicionais infantis, de sua época.

OBJETIVOS GERAIS:

Este estudo busca conhecimentos teóricos que sirvam de embasamento para os profissionais da educação infantil, que buscam o planejamento de uma rotina de trabalho que contemple as vantagens e as funções do brincar em sua atuação profissional, onde muitos incorporam a relação infância e brincadeira como uma relação natural, uma vez que toda criança gosta de brincar, contudo nem sempre dominam com o devido cuidado necessário, para uma pratica educativa que contemple uma aprendizagem significativa.

Descrições das atividades:

JEITO DE ESCOLHER:

Objetivo: Usado para definir quem começa a brincadeira / jogo. Um tradicionalmente usado é o “Adoleta”. Irei usar outro exemplo de jeito de escolher, que é o “Par ou ímpar”

Adoleta: Várias pessoas formam uma roda. Juntam-se as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música. A música é: “Adoleta, le peti petecolá, les café com chocolá. Adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu. O escolhido começará a brincadeira.

Par ou ímpar é um jogo entre duas pessoas cujo objetivo geralmente é resolver aleatoriamente um impasse. Os participantes apostam em par e ímpar. Depois disso, ambos mostram as mãos escondendo alguns dedos, contam-se os dedos e vence quem tiver acertando a paridade do número de dedos.

TRAVA-LÍNGUA

Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-línguas são oriundos da cultura popular, são modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Os trava-línguas recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua.

Objetivo: Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos.

Exemplos de Trava-Línguas:

Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.

Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.

O pinto pia, a pipa pinga. Pinga a pipa e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia mais a pipa pinga.

O pinto pia, a pipa pinga. Pinga a pipa e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia mais a pipa pinga.

Gato escondido com rabo de fora

tá mais escondido que rabo escondido com gato de fora.

O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.

É muito socó para um socó só coçar!

O tempo perguntou ao tempo,

Quanto tempo o tempo tem,

O tempo respondeu ao tempo,

Que não tinha tempo,

De ver quanto tempo,

O tempo tem.

Sabia que o sabiá

sabia assobiar?

Lanço o laço no salão.

O lenço, lanço. A lança, não.

JOGO DE ADIVNHA?

Um jogo de adivinhação é um jogo onde o objetivo é adivinhar algum tipo de informação , como uma palavra, uma frase, um título ou a localização de um objeto.

Muitos desses jogos são praticados cooperativamente. Em alguns jogos uns jogadores sabem a rsposta, mas não podem dizê-la aos outros: ao invés disso, devem ajudá-los a adivinhar. Alguns jogos de adivinhação populares são, O que é? O que é? Batalha Naval, Charadas, e jogo da Forca.

Objetivo: objetivo desse do jogo é divertir, despertar e estimular o prazer pelo conhecimento sobre os elementos do jogo.

Exemplos de jogos de adivinha:

O que é, o que é?

É um tipo de brincadeira na qual o objeto, ideia, fato ou ser é exposto de forma figurada para dificultar sua descoberta. Assim, a construção de uma adivinha requer jogos de palavras e associações semânticas ambíguas.

Ex: O que cai em pé e corre deitado?

Resposta: A chuva.

O que nasce grande e morre pequeno?

Resposta: O lápis.

O que é o que é, guarda aviões mas não é aeroporto, e tem dinheiro mas não é banco?

Resposta: O terno do Silvio Santos.

BATALHA NAVAL:

É um jogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente. Embora o primeiro jogo em tabuleiro comercializado e publicado pela Milton Bradley Company em 1931, o jogo foi originalmente jogado com lápis e papel. Seu objetivo é derrubar os barcos do oponente adversário,ganha quem derrubar todos os navios adversários primeiro.

O jogo original é jogado em duas grelhas para cada jogador — uma que representa a disposição dos barcos do jogador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com