TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Datacomper Software

Casos: Datacomper Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

DATACOPER SOFTWARE

A DATACOPER foi fundada no ano de 1991, e vem atuando de forma empreendedora no Agronegócio, tendo seu foco principal no segmento de Cooperativas Agropecuárias, Cerealistas, Laticínios, Agroindústrias e Revendas de Insumos Agrícolas, segmento em que se consolidou como líder de mercado no fornecimento de ERP – Sistemas Integrados de Gestão Empresarial.

1 MISSÃO OK

Prover soluções automatizadas, seguras e confiáveis, que apóiam as tomadas de decisões para atender as necessidades e particularidades das cooperativas agropecuárias em todo território nacional, através do uso de metodologias ágeis e de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

2 VISÃO OK

Ser reconhecida, até 2019, como a principal desenvolvedora e fornecedora de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial para o agronegócio com ênfase em cooperativas agropecuárias.

3 As Cinco Forças Competitivas

3.1 Produtos Substitutos (-0,2)

Podem vir a existir empresas de consultoria com experiência que utilizem softwares de terceiros ou próprios para auxiliar os gestores no ramo do agronegócio.

É grande o número de gestores que tem surgido para auxiliar as cooperativas e também o número de empresas de consultorias dirigidas por tais gestores, já que o agronegócio está crescendo e recebendo apoio governamental, acaba sendo um atrativo.

Devido ao grande número desses profissionais que tem surgido e a grande disponibilidade de pessoas com conhecimento em TI no mercado acaba sendo um risco em potencial a entrada de produtos substitutos o que viria a reduzir as vendas do software.

Roberto, o que você descreveu acima está mais parecendo o comportamento de Novos Entrantes. O produto substituto seria aquele produto oferecido por empresa que já está no mercado ou que ainda pretende entrar no mercado, e que seja um produto que substitua os softwares que a sua empresa e os demais concorrentes oferecem hoje no mercado. O que poderá vir a substituir esse sosftwares de gestão para agronegócios?

3.2 Ameaça de Novos Entrantes OK

Existem poucas barreiras de entrada para empresas emergentes no ramo de desenvolvimento de software, porém para a gestão empresarial do agronegócio é necessário certo conhecimento do negócio em si.

É grande o número de profissionais na área de desenvolvimento de software e de gestores, porém existem poucas empresas que se arriscam em fazer um sistema voltado exclusivamente para um ramo de negócios como é o caso das cooperativas agropecuárias.

3.3 Concorrentes OK

Poucos são os concorrentes que possuam uma solução voltada para Gestão Empresarial do agronegócio, porém um deles em potencial que tem crescido é o “ORACLE E-BUSSINES SUITE”, da própria ORACLE, um de nossos fornecedores que tem se empenhado em melhorar a prestação de serviços com o desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoamento de outros e que já possui um pequeno histórico no fornecimento de sistemas de gestão para cooperativas inclusive nacionais, mas restringe-se praticamente a esse concorrente em potencial.

Existem poucos produtos e nenhum tão abrangente cada um com uma visão específica tais como somente para agropecuárias, somente para vendas, somente controle de estoque, etc.

3.4 Fornecedores OK

Existem muitos fornecedores principalmente de software livre que acabam por suprir as necessidades:

• Oracle Corporation, maior empresa de software empresarial do mundo, fornecendo produtos para as maiores e mais bem-sucedidas empresas do planeta como a ferramenta de desenvolvimento JDeveloper e o framework ADF que agiliza a construção do nosso software e suas evoluções.

• Progress Software Corporation que é um provedor líder em produtos e serviços para o desenvolvimento de aplicações empresariais que é nossa parceira em Banco de dados Relacional com a garantia da integridade dos dados.

• Sanepar, Companhia de Saneamento do Paraná como fornecedora de água

• Copel, Companhia Paranaense de energia fornecedora de energia elétrica

• GVT, operadora de telecomunicações brasileira que atua como prestadora de soluções completas em comunicação, como fornecedora de banda larga e linhas fixas para a empresa

• Embratel que oferece soluções completas de telecomunicações a todo mercado brasileiro, como fornecedora de um link de contenção

Quanto à ferramenta de desenvolvimento e o framework existem outras soluções livres de licenças assim como as da Oracle que visam suprir as necessidades e quanto ao Banco de dados tem sido estudado pela equipe de pesquisa e desenvolvimento o uso e a segurança e integridade de dados quanto ao uso de soluções free.

A GVT possui muitos concorrentes no seu nicho de atuação tendo que oferecer serviços de qualidade as demais empresas como Sanepar e Copel são empresas estaduais que se comprometem em prestar serviços essenciais e de qualidade a todo estado.

3.5 Compradores OK

Existem muitos compradores no mercado e tanto os novos quanto os antigos tendem a investir cada vez mais em TI. Mesmo com crises substanciais eles não deixam de lado os investimentos em TI graças ao diferencial que tem se verificado quanto à competitividade.

Os compradores não têm total informação a respeito de como proceder para gerar um produto semelhante, o produto é 100% voltado para a indústria e existem poucos substitutos para o mesmo.

4 O Ambiente Externo - Cenários

Foram selecionados três cenários tendo como base os estudos da Macroplan, empresa de consultoria em cenários prospectivos:

• Salto para o Futuro

• Crescimento Inercial

• Baleia Encalhada

4.1 Variáveis/ Invariantes

VARÁVEIS/

INVARIANTES CENÁRIO 1

Salto para o Futuro CENÁRIO 2

Crescimento Inercial CENÁRIO 3

Baleia Encalhada

Economia Norte-Americana Superação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com