TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Datas Comemorativas

Trabalho Escolar: Datas Comemorativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  4.182 Palavras (17 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 17

11 DE AGOSTO - DIA DO ESTUDANTE

No dia 11 de agosto do ano de 1827, o imperador dom Pedro 1º assinou um decreto imperial, que criava dois cursos de direito no Brasil. Um em Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP). As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros.

A faculdade de Olinda foi instalada no Mosteiro de São Bento, e depois transferida para o palácio dos Governadores. A faculdade de direito de São Paulo nasceu no Convento de São Francisco, um edifício de taipa construído no século 17. As duas foram inauguradas com honras, presenças ilustres, tiros de artilharia.

As comemorações tinham razão de ser. Antes disso, não existiam faculdades no Brasil. Para fazer um curso superior, o aluno tinha que ter posses e viajar até a Europa. Estudava em Portugal, ou então na França, e voltava para o Brasil depois de formado.

No dia 11 de agosto de 1927 - cem anos depois da criação dos cursos jurídicos no Brasil - a data passou a homenagear todos os estudantes. É assim que todos os anos, pelo menos um dia, todos se lembram de homenagear aqueles que se esforçam todos os dias, estudando. E o que é estudar? É observar, é ensaiar, memorizar, usar a inteligência, exercitar-se, pensar, conhecer, analisar. Também é se conhecer melhor.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma data para comemorar e agradecer aos pais e é celebrada todos os anos no segundo domingo de agosto. A data da comemoração do Dia dos Pais varia de acordo com os países, como por exemplo, nos Estados Unidos é no terceiro domingo de junho, e em Portugal no dia 19 de março.

O Dia dos Pais é considerado por muitos apenas uma data comercial, mas é marcado sempre por presentes, frases, poesias, que são dadas aos pais. Especialmente as crianças fazem homenagens a seus pais, geralmente com pequenos presentes preparados na escola.

Origem do Dia dos Pais

Há relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos atrás, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para seu pai, desejando-o sorte, saúde e longa vida. Em registros mais novos, no ano de 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.

Os americanos se interessaram muito pela data e não demorou muito para a celebração se difundir por todo o estado de Washington e logos se espalhando pelos país inteiro. Em 1972, o Presidente Richard Nixon, oficializou então o Dia dos Pais.

Origem do Dia dos Pais no Brasil

Existem relatos que contam a possível história da origem do Dia dos Pais no Brasil. Parece que foi o publicitário Sylvio Bhering que em 1953 propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.

Sylvio Bhering escolheu o dia 14 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser dia de São Joaquim, que era patriarca da família Bhering. Fazendo com que o Dia dos pais no Brasil, seja comemorado no segundo domingo de agosto.

22 de Agosto - Dia do Folclore

Dia do Folclore

O Dia do Folclore aqui no Brasil é comemorado em 22 de agosto, pois a data foi criada em 1965 através do Decreto Federal nº. 56.747, de 17/08/1965.

Instituído como o dia da valorização da cultura popular brasileira em todo o território nacional, o Dia do Folclore passou a ser um momento especial para compreender a cultura do lugar em que se vive. O folclore brasileiro; por exemplo; tem sua origem nas diferentes nuances geradas; ao longo dos anos; pelas contribuições da miscigenação entre os índios, os colonizadores brancos e os negros que por aqui viveram e formaram a nossa história. Por esse motivo é tão importante lembrarmos que ao conhecermos o folclore de um país, podemos compreender o povo e a história da qual faz parte.

A palavra folclore surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. “folk”, que em inglês, significa “povo” e “lore” que significa conhecimento. Assim, folk mais lore (folklore) quer dizer ”conhecimento popular”. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado “folk-lore”. No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se “folclore”.

Em todas as escolas, as crianças são estimuladas a trabalhar a questão do folclore valorizando as suas origens. Através da realização de festividades que envolvem entre outras coisas o ato de contar histórias das lendas e dos mitos do Brasil, dramatizações, vestimentas que caracterizam as danças típicas, reprodução da culinária, do artesanato e da religiosidade, os educandos são preparados para exercer a cidadania e contribuir com o resgate das tradições.

As cinco regiões que formam nosso país (Sul, Norte, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste) servem na verdade de instrumento investigativo e principalmente formativo diante da enorme diversidade que o próprio Brasil apresenta, nutrindo com isso o espírito da diversidade e da inclusão.

O objetivo principal em manter viva a cultura do folclore é que as crianças através das lendas e dos mitos conheçam um pouco mais da origem do povo brasileiro e de sua própria história.

Dia do Supervisor Educacional

O dia 22 de agosto é lembrado como o Dia do Supervisor Educacional e nada mais justo do que valorizar o profissional responsável pela elaboração dos planos anuais de atividades das instituições de ensino.

O Supervisor Escolar é o profissional responsável pela coordenação e apoio das atividades do corpo docente dentro de uma escola. Esse profissional atua em instituições escolares de educação básica, no magistério do ensino superior e na área de pesquisa educacional.

Entre as atribuições do profissional da Supervisão Educacional encontram-se: atuar no desempenho do currículo, assegurar o relacionamento e a ordenação seqüencial dos conteúdos e controlar acima de tudo o rendimento escolar dos alunos avaliando as causas do aproveitamento insuficiente dos mesmos.

É importante lembrar que todo trabalho pedagógico deve ser realizado em conjunto, por isso é que a Supervisão Escolar atuará em parceria com a Orientação Educacional e juntas tornaram possível o trabalho integrado com a Direção de toda escola.

Evolução histórica da supervisão educacional

O começo de tudo Com essas palavras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com