TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Data Mining

Exames: Data Mining. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 3

Data Mining

Data mining mineração de dados ou garimpagem de dados significa extrair informações que serão uteis e que estão no Data Warehouseou em qualquer outro banco de dados. Nas mairoias das empresas não se aproveitam ou se utiliza os dados que o data mining. O data mining explora o banco de dados em grande quantidade ate o menor espaço que há, atraves da coleta dessas informações ele pode fazer análises e previsões para você e sua empresa. Seus mecanismos de pesquisa são baseados em Inteligencia Artificial (IA).

A utilização do data mining é muitomais eficiente quando utilizado em conjunto com o data warehouse onde os dados se tornam mais visiveis e obtem descobertas mais abrangentes e precisas. Todas as funções do data mining estão integradas nele, sem ser preciso um vasto conhecimento das tecnicase estatisticas.

Dependendo de sua configuração ele tera uma limitada sreie de funções, pois todas as funções tem como base algoritimos minunciosos para sua extração de dados como: classificação , estimativa agrupamento por afinidade previsão e segmentação.

Tecnicas

Regressão linear

Essa técnica calcula o valor de uma variavel através do valor da outra a partir da seguinte fórmula: aX-bY+c=0. Isso quer dizer que se a linha tem a inclinação para cima a variavel tem um efeito positivo, e se a linha ta inclinada para baixo tem um efeito negativo, quanto maior a acentuação da linha maior é o efeito da variavel independente sobre a variavel dependente.

Análise discriminatoria

De acordo com Dalfovo e Amorim, esse método mede a importancia de fatores que determinam o requisitos de uma categoria. Por exemplo: ao conceder um empréstimosa partir das informações cadastrais de milhares de pessoas, e usando como suporte para a decisão no momento de conceder um empréstimo a alguém, a análise discriminatória pode usar esses fatores para discriminar os provaveis a receber e os provaveis a não recebero empréstimo.

Analise de grupo

Esse método constitui-se pela construção de modelos para encontrar dados semelhantes. Essa semelhança são chamadas de grupos, ou seja a meta é encontrar semelhaças que até então não eram encontradas.

Analise de vinculos

Esse método é baseado nos padrões de relações, é um aplicativo para construção da teoria gráfica de data mining. É bastante aplicado no banco de dados relacionais e também muito usado na área policial onde as pistas são ligadas entre si para solucionar os crimes.

Memory-based reasoning(MBR)

Raciocinio baseado em memória é um método que usa informações conhecidas, para fazer previsões sobre informações desconhecidas, ou seja, o mbr procura no informações desconhecidas comparando-as com informações já conhencidas. O MBR além descobrir novas informações comparando-as com as que já tinha, ele forma novos modelos de combinação e os guarda no seu banco de dados ampliando assim seu próprio conhecimento.

Redes neurais artificiais

Esse metodo tem como modelo o cérebro do ser humano, ele aprende e forma um conjunto de dados de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com