TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Campo

Resenha: De Campo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  477 Visualizações

Pesquisa de Campo:

No estudo de campo, o pesquisador realiza a maior parte do trabalho pessoalmente, pois é enfatizada importância de o pesquisador ter tido ele mesmo uma experiência direta com a situação de estudo. Também se exige do pesquisador que permaneça o maior tempo possível na comunidade, pois somente com essa imersão na realidade é que se podem entender as regras, os costumes e as convenções que regem o grupo estudado. A pessoa que faz essa pesquisa, sai do seu local fechado ( escritório, etc..) e vai a campo, ou seja, vai em diversos lugares, ou em um só, com o objetivo final de conseguir diversas opiniões sobre aquilo que está pesquisando.

O estudo de campo apresenta algumas vantagens em relação principalmente aos levantamentos. Como é desenvolvido no próprio local em que ocorrem os fenômenos, seus resultados costumam ser mais autênticos. Como não requer equipamentos especiais para a coleta de dados, tende a ser bem mais econômico. E como o pesquisador apresenta nível maior de participação, torna-se maior a probabilidade de os sujeitos oferecerem respostas mais confiáveis, e mais explicitas.

O estudo de campo apresenta, no entanto, algumas desvantagens. De modo geral, sua realização requer muito mais tempo do que um levantamento. Como, na maioria das vezes, os dados são coletados por um único pesquisador, existe risco de subjetivismo na análise e interpretação dos resultados da pesquisa. Na maioria das vezes a pesquisa pode demorar até semanas, ou meses. Para que seus resultados sejam completamente confiáveis.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com