TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definicao de eventos

Por:   •  7/10/2015  •  Artigo  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

  1. DEFINICÃO DO PRODUTO

        Evento é um conjunto de ações definidas previamente, gerando um acontecimento, ou seja, é a soma de ações que são planejadas tendo por objetivo alcançar resultados definidos perante seu público-alvo. Nas suas mais diferentes formas, o evento pode desempenhar funções importantíssimas, como: disseminar conhecimento, oferecer lazer e entretenimento; estimular négocios, conscientizar comunidades e contribuir para o entendimento entre os povos. Qualquer evento, sustentado por uma adequada avaliação de seu objetivo, constitui-se em um produto cuja venda é a realização, que  gera uma movimentação econômica e lucro, o que resultará em beneficios sociais consideraveis.

        O produto como evento tem cada vez mais importância, porque não está totalmente submetido ás normas da sazonalidade da indústria turística, constituindo-se  até mesmo na área menos atingida nos períodos de crise. Em decorrência, torna-se um grande gerador   de rendas, estimulando paralelamente a criação de empregos. Nesse caso, o mercado formado pelo produto é uma grande alternativa para o desarranjo nos índices de emprego, provocando pela tecnologia e automação. Mesmo que a tecnologia também esteja cada vez mais presente na operacionalização de eventos, estes não sofrerão influências negativas por algum tempo, porque a presença fisíca é a característica atual indispensável.A tecnologia e a automação reduziram o número de empregos tradicionais, mas podem se tornar a base de um novo nicho de atração  o qual, por sua vez, proporcionaram o aumento de empregos em circuntâncias diferentes.

        Sendo o primeiro passo para tornar o evento um produto começa no delineamento do panorama, onde irá se realizar, príncipio básico entre os itens de concorrência. Seja um hotel, seja um centro de feiras e cogressos, ou se também estivermos falando de uma atração turística, de uma região, de uma rota, ou de uma manifestação cultural, o evento deve ser apresentado em um cenário" palpável " (folheto, mapa, livro), que conterá os seguintes pontos básicos:

  • localização: com o surgimento da moderna teoria dos clusters ( agrupar-se, concentração, " crescer em cachos", quantidade ), é cada vez mais importante  descrição pormenorizada dos atrativos existentes na área onde o evento será realizado e acontece e seus arredores. Essa descrição irá atingir: entretenimento, história, atrações turistícas, hospitalidade, paisagens, tradições, folclore, gastronomia (culinária e vinhos), compras, artesanato, esportes, espetáculo, teatro, mercado, museus e etc.
  • Seviços: da mesma maneira, divulgam-se todos os serviços existentes, inclundo os modos possíveis de deslocamento pelos arredores ( ônibus, trens, aviões, automovel de aluguel), a disponiblidade de agência de viagem, guias e tradutores para contratação, motoristas, posto de informação, e etc
  • Informações gerais: clima predominante durante a reaização do evento (roteiro), dicas sobre vestuário, voltagem utilizada (110 ou 220), velocidade permitida, idade miníma para aluguel de automovel, cartoes de credito mais comumente aceitos, cotação da(s) moeda(s),local (is), horário de funcionamento dos bancos, documentos pessoais, vistos, sistema de funcionamento de farmarcia e saúde, horários de restaurantes e bares, normas para bagagem, alfândega, religião (igrejas, sinagogas, etc).
  • Informações especificas: em se tratando de um centro de convenções classicas de isntalações hoteleiras e prédios históricos, fornecem-se mapas completos( planta baixa) juntamente com a exposiçao, conferência, seminário, banquetes, recepções, etc. Destacam-se a capacidade de cada ambiente de acordo co o layout ( visual, mapas) fornecendo inclusive a altura do pé-direito, além de todos os serviços disponiveis : secretária, comunicação, limpeza etc. E, em se tratando de hotel o numero de apartamentos.

2. ESCOLHA DO LOCAL

        A escolha do local é um ponto importantissimo na hora de organizar um evento, nao envolve só o espaço fisico onde o evento acontece, mas tambem a propria localizacao geografica em que se encontra. O primeiro passo para organizar um evento é saber  qual tipo de evento que será realizado, se é um casamento, festival, graduação, aniversario, enfim. Uma vez definido o tipo de evento que se deseja realizar, o passo seguinte é a escolha do local, mas para isso é necessário saber o porte do seu evento, se será um evento de pequeno, médio ou grande porte.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com