TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Do Estilo Do Evento E Trajes

Casos: Definição Do Estilo Do Evento E Trajes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

Definição do Estilo do Evento e Trajes

É necessário que seja definido, em cada tipo de evento, seu estilo – formal ou informal – para que seja estabelecido o traje que será sugerido aos participantes.

- Podemos dividir os trajes em:

• Gala e Rigor: Usados em ocasiões especiais. Para as mulheres vestidos longos, suntuosos, sedas e tecidos nobres, brilhos, jóias, bolsas pequenas e sapatos altos. Cabelos presos ou semi-presos. Para os homens, o traje de gala é casaca, fraque ou smoking.

- Casaca: peça mais solene do guarda-roupa masculino, hoje usada somente por diplomatas, políticos, maestros e músicos clássicos, embora seja o traje recomendado para eventos com a presença de Chefes de Estado estrangeiros e soberanos – só é superado pelos chamados trajes de corte (manto, cetro e coroa). Só deve ser usada a partir das 20h. Formada por calça preta; paletó preto longo, com abertura na parte de trás, sem abotoar na frente; camisa branca com peitilho ou plissada, colarinho e punhos engomados, abotoaduras; colete de pique branco; gravata branca tipo borboleta; sapatos pretos de verniz ou cromo; meias pretas. Relógio de algibeira. O traje militar correspondente à casaca é o uniforme de gala, estabelecido pela corporação.

- Fraque: formado por calça listrada de cinza e preto; paletó preto longo, arredondado na parte de trás e abotoado na frente; camisa social branca com abotoaduras; gravata vertical cinza ou prata; colete cinza; sapatos pretos de cromo, de amarrar, com meias pretas. Relógio de algibeira. Existe uma variedade do fraque com paletó curto. Pode ser usado a qualquer hora, em festividades ao ar livre ou em ambiente fechado. No Brasil, é usado principalmente em casamentos, pelo noivo e padrinhos.

- Smoking: não tão solene como os anteriores, mas é um traje formal e deve ser usado somente à noite – após às 20h. Calça e paletó pretos com gola de cetim ou seda do mesmo tom, combinando com faixa lateral da calça. Camisa social branca, com ou sem peitilho, bordada ou plissada, com o colarinho comum. Colete preto, ou faixa de cetim negro na cintura, gravata preta estilo borboleta. Meias e sapatos pretos de verniz ou cromo, com cadarço ou tipo mocassin. O Smoking estilo jaquetão dispensa o colete. Sua variação mais comum é usada com paletó branco sob a denominação de summer-jacket. O estilo fantasia, com debruns de outras cores (bordeaux, verde, cinza, rosa) não deve ser usado em ocasiões formais. O traje militar correspondente ao smoking é o estabelecido pela corporação.

• Social: Usado em ocasiões especiais, mas não tão solenes que exijamo rigor. Para as mulheres é permitida maior flexibilidade, mas os tecidos continuam nobres. Os brilhos podem ser substituídos por belas jóias. Os sapatos continuam de salto alto e as bolsas finas. Para os homens, o traje social é o terno escuro – marinho, cinza, chumbo, preto – liso ou risca de giz. Camisa social clara, gravata discreta, sapatos de cromo ou pelica.

• Passeio Completo: Por permitir variedades, é aquele que se usa a toda hora, para várias ocasiões. O tailleur – tanto com saia, como com calça comprida – retrata bem esse estilo. Complementos como bolsas e sapatos de qualidade, dão o arremate à executiva.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com