TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Comportamento Organizacional

Resenha: Definição de Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, no intuito de alcançar produtividade, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade, e promover a cidadania organizacional.

Pois as organizações exercem uma função muito considerável na vida do ser humano, pois modelam seu comportamento nos respectivos membros, pois ele influência a produtividade, bem com respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Mostrando seu empenho em superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

As finalidades do Comportamento Organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano.

A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionam determinados fatos.

A previsão está focada para eventos futuros obtendo resultados através de uma ação especifica.

O controle apresenta-se como um objeto controverso pela dificuldade em monitorar o comportamento humano, devido sua implicância na contribuição mais valiosa do comportamento organizacional para o trabalho gerando eficácia

As principais variáveis são estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

A característica do Comportamento Organizacional tem como a importância crescente na formação do administrador que engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. Tendo uma abordagem interativa que combina o desenvolvimento técnico e conceitual com um aprendizado natural voltado para os quatros tipos de comportamento: produtividade, absenteísmo (falta no trabalho ou se ausentar), rotatividade e cidadania organizacional que é focada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e eficácia. As principais oportunidades e desafios no uso do conceito resumindo são: oportunidades - aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa, melhorando as habilidades humana tais como motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação com o desempenho, comunicação, eficiência, etc. Desafios - no comportamento organizacional motivar os trabalhadores e manter a competitividade global das orgs. Melhorar o comportamento ético, criando um clima saudável para os funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade.

Fonte: Comportamento Organizacional – Princípios, de autoria de Karla Sampaio. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacional-principios/13911/>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com