TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definindo necessidades estratégicas de sobrevivência

Tese: Definindo necessidades estratégicas de sobrevivência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  150 Visualizações

 É uma análise de situação. A definição das necessidades estratégicas para garantir a sobrevivência da Organização é feita olhando-se para “Dentro”, para “Fora” e para o Futuro. Implica, pois, num levantamento de dois níveis de Informações, que embasem, com fatos e dados, o Planejamento Estratégico:

1- INTERNAS: corresponde a um conjunto de Ítens de Controle que favoreçam o conhecimento de PONTOS FORTES e FRACOS da Organização, em seus diversos aspectos, constituindo-se num objetivo diagnóstico que pode revelar oportunidades que, se bem assimiladas e estrategicamente trabalhados, podem representar saltos diferenciados de excelência.

2- EXTERNAS: significa saber “ler”os sutis sinais que o mundo (clientes, fornecedores, comunidade, tendências trabalhistas, tecnologia etc) nos envia; que estão geralmente além da rotina, e que precisam ser estrategicamente internalizados quando se pensa em sobrevivência da organização no longo prazo. Implica pragmaticamente no conhecimento do:

 MERCADO: necessidades atuais e tendências futuras dos Clientes; Ex: o ambiente internacional de pesquisas sobre a AIDS.

 CONCORRÊNCIA, não apenas as diretas mas também as indiretas, as potenciais e os “Benchmarks”; Ex: os outros Centros de Pesquisas do Brasil e do mundo.

 INFORMAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS, que contextualizam cenários e perspectivas

. o quê satisfaz, compatibilizado com o negócio;

2. com os clientes;

3. com o mercado;

4. com a tecnologia;

5. o elemento diferenciador; o auto conceito;

6. a filosofia gerencial compatibilizada com as crenças, valores e diretrizes;

7. os objetivos estratégicos relativos a lucratividade, sobrevivência, etc;

8. orientações quanto às demandas das outras “pessoas” que têm intersses legítimos na Organização: empregados, fornecedores, acionistas e “vizinhos (sociedade)”.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com