TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir inflação, inflação da demanda, inflação de custos e fatores

Relatório de pesquisa: Definir inflação, inflação da demanda, inflação de custos e fatores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

1. Defina inflação, inflação de demanda, inflação de custos e os fatores que as provocam.

R: Inflação é um aumento persistente e generalizado no índice de e preços numa dada economia. Podem ocorrer diante de diversas circunstâncias, Desvalorização cambial, políticas fiscais e monetárias expansionistas, ampliação do crédito, etc. (ceteris paribus).

Inflação de Demanda refere-se ao excesso de demanda agregada de determinado bem ou serviço. É causada pelo crescimento dos meios de pagamento, que não é acompanhado pelo crescimento da produção. Ocorre apenas quando a economia está próxima do pleno-emprego, ou seja, não pode aumentar substancialmente a oferta de bens e serviços a curto prazo.

Inflação de custos é podem ser tipicamente relacionada ao da oferta o nível da demanda permanece o mesmo mas os custos de determinados bens aumentam.Deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem ou serviço que leva ao aumento deste, por exemplo: imagine que por algum motivo qualquer o preço do trigo aumentou rapidamente no mercado internacional. Dado que nosso trigo é importado seu aumento impactaria diretamente os preços dos bens que o utiliza como matéria prima. O pão francês por exemplo. Cimento, Petróleo são outros bons exemplos de insumos que tendem a provocar inflação de custos.

Inflação inercial: é a aquela em que a inflação presente é uma função da inflação passada. Deve-se à inércia inflacionária, que é a resistência que os preços de uma economia oferecem às políticas de estabilização que atacam as causa primárias da inflação. Seu grande vilão é a "indexação", que é o reajuste do valor das parcelas de contratos pela inflação do período passado.

2.Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação?

R:Afeta diretamente os balanços de pagamentos, elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produto produzido externamente.

3.Aponte as causa das inflações brasileira, de acordo com as seguintes correntes.

a)Neoliberal: Atribuía ao excesso de demanda ao desequilíbrio das contas publicas, a responsabilidade pelo processo inflacionário.

b)Inercialista:Seria provocada fundamentalmente pelos mecanismos formais(alugueis,salários contratos financeiros e etc.) e os informais (preços em geral e impostos,tarifas publicas).

c) Estruturalista: supõe que as causas da inflação eram devido aos comportamentos do setor privado e não ao setor publico.

4.Explique o qual o efeito provável de uma política de estabilização de preços sobre o grau de distribuição pessoal de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com