TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Do Que é Lazer

Artigo: Definição Do Que é Lazer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

Lazer é todo o tempo que “sobra”, ele não tem horário.

“O lazer é um conjunto de ocupações às quais o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar ,seja para diverte-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se de todas as obrigações profissionais, familiares e sociais.”

(professor Ivo Pedron)

Cada individuo tem sua cultura, gostos e modos pessoais. Estes conjuntos de fatores determinam, na maioria das vezes, o lazer desta pessoa.

Até chegar à concepção de lazer que temos hoje o processo foi grande, pois dependendo da época da história o tempo livre era visto como algo ruim ou algo bom, como por exemplo, na idade moderna com o auge da reforma protestante, o lema era “mãos desocupadas, oficina do Diabo”. Já na Grécia antiga o lazer era usado para controlar as massas com a politica do “Pão e circo”.

“O lazer é um fenômeno tipicamente moderno, resultante das tensões entre capital e trabalho, que se materializa como um tempo e espaço de vivências lúdicas, lugar de organização da cultura, perpassado por relações de hegemonia.”

(MASCARENHAS, 2003)

O lazer é o tempo mais precioso na vida de alguém atualmente, pois as pessoas vivem em uma intensa correria diariamente, há muitas coisas a se preocuparem, como filhos, casa trabalho, escola, dentre outras.

A recreação por sua vez já está relacionada com parte social, onde as pessoas conseguem suprir seus desejos de lazer em grupo. Ela não é “forçada” e tem que ser confortável para todos.

A cada ano que passa as pessoas tem menos tempo para terem o seu tempo de recreação lazer, por isso que estes se tornaram um grande comércio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com