TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de CIM (Comunicação Integrada de Marketing)

Abstract: Definição de CIM (Comunicação Integrada de Marketing). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Abstract  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Definição de CIM (Comunicação Integrada de Marketing)

Comunicação Integrada de Marketing (CIM) trata-se da busca por uma comunicação eficaz a fim de criar um método em campanhas de marketing para chegar aos nichos específicos de mercado e clientes (chegar aos clientes certos, nas ocasiões certas e nas localidades certas). Ela cria fluxos que aproximam mercado e consumidores, resultando no consumo. Tem como características a correta utilização do tempo, a questão de imagem, o estabelecimento de metas pessoais.

A “CIM” tem sua importância na aproximação da empresa e do cliente,

compreendendo suas necessidades e focando na melhoria da percepção do valor da merca junto aos clientes.

2

A “CIM” e as formas de comunicação

As características das formas de comunicação da “CIM”

: - Propaganda: leva a empresa poder divulgar seu produto, preciso estar atento às condições de mercado, buscar uma boa agência e fazer publicidade que leve o produto ao encontro do consumidor; - Promoções de vendas: são eficientes para aumento de vendas no curto prazo, tem seus resultados facilmente mensuráveis e pode ser direcionada para um público específico. - Relações públicas: busca encontrar cooperação entre empresa e públicos alvo; - Marketing direto: é uma forma de propaganda onde o os profissionais que atuam nessa linha não apenas divulgam o produto, como podem também vende-lo; - Vendas pessoais: trata-se da venda direta de forma pessoal entre empresa e consumidor.

3

Ações de propaganda de O Boticário (observação pessoal)

Dentre as ações da empresa citada, as voltadas especificamente para datas especiais (dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, natal) são as que mais chamam a atenção. A empresa investe forte em marketing nesses períodos, formulando cestas de produtos com preços capazes de atrair qualquer faixa de consumidores e, entendo que eles atingem em cheio os objetivos de vendas propostos para essas datas especiais.

4

O Boticário, de uma lojinha a uma gigante dos cosméticos

Como a maioria das histórias de sucesso empresarial, a empresa primeiramente soube entender e se adequar ao mercado nas várias etapas que

5 esse passou no decorrer dos anos de existência da empresa. O que começou com uma pequena lojinha onde os proprietários pessoalmente atendiam, passou pouco a pouco por um processo de comunicação pessoal (boca a boca), levando a marca da empresa a tornar-se conhecida no mercado local, como sinônimo de produtos de qualidade. Depois do sucesso de seu primeiro perfume, Acqua Fresca, o desenvolvimento de ações relacionadas com a venda de franquias foi a grande tacada da empresa que se expandiu pelo Brasil sem a necessidade de grande aporte de capital, uma vez que os franqueados entravam com dinheiro para instalação das lojas. Some-se à isso a visão empreendedora de seus proprietários que, independente da situação econômica, não deixaram de utilizar as ferramentas de marketing para crescer em um mercado as vezes recessivo, levando a empresa a patamares que hoje está.

5

O Boticário e a bolsa de valores

A empresa sem ações comercializadas em bolsa detém o capital nas mãos de quem iniciou a empresa, tem possibilidades de traçar estratégias e dar respostas mais rápidas no curto prazo, não precisa divulgar margens de lucro e está menos condicionada às oscilações de um mercado de ações muito sujeito à globalização dos mercados.

6

Pesquisa em Bolsa de Valores

Ações pesquisadas da empresa Natura Cosméticos S/A, inscritas como NATU3 na Bolsa de Valores (Bovespa) tem sua cotação para compra de R$ 49,96 (quarenta e nove reais e noventa e seis centavos) e de venda de R$ 50,10 (cinquenta reais e dez centavos). Pesquisa realizada em 08/05/2013 no site: http://br.advfn.com/bolsa-de-valores/bovespa/natura-NATU3/cotacao.

7

O Boticário está muito bem

A visita do Sr. Willian Conway a O Boticário foi desestruturada, pois o Sr. William

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com