TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de fazendas

Tese: Definição de fazendas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Treliças

Definição de treliças

Armação formada pelo cruzamento de ripas ou tubos. Quando tem função estrutural, chama-se viga treliça e pode ser feita de madeira, metal ou alumínio. Treliças são tipos barras de madeira que se ligam uma na outra para fazer uma estrutura e essa ligações são chamadas de nós.

A treliça é uma estrutura de elementos ligados pelas extremidades comumente utilizadas em construções, com finalidade de desenvolver resistência a uma certa força resultante aplicada, funcionando como distribuidora de forças, sendo que em uma barra de treliça só pode existir dois tipos de forças: uma que comprime a barra e outra que traciona. De maneira geral, os materiais utilizados nas treliças devem possuir boa resistência mecânica e, sua resistência a tração é maior do que a compressão, isso possibilita que as treliças tracionadas sejam delgadas, permitindo uma boa economia na construção. Existem inúmeras formas de treliças e de acordo com o modelo utilizado, a inversão da direção diagonal de uma treliça muda completamente a sua funcionalidade, podendo deixar de sofrer compressão e vim a sofrer tração.

Tipos de Treliças

Treliças simples

A treliça será simples se puder ser obtida a partir de configurações indeformáveis pela adição de duas a duas barras partindo nós já existentes para novos nós (um novo nó para cada duas novas barras).

Treliças Composta

A treliça é composta quando for formada por duas treliças simples ligadas por 3 barras não simultaneamente concorrentes ou paralelas, ou por um nó e uma barra sendo que esta barra não concorre no nó citado. A resolução de uma treliça composta pode recair no caso de duas treliças simples, mediante o cálculo prévio dos esforços nos elementos de ligação, o que permitirá isolá-las para fins de cálculo estático.

Formas mais utilizadas

Treliça Pratt

Possui os elementos diagonais voltados para o centro da treliça e, com este tipo de

estrutura os elementos diagonais sofrem tração e os verticais,compressão.

Treliça Howe

É o oposto da Pratt; Os elementos diagonais neste caso, passam a sofrer compressão; enquanto os verticais passam a sofrer tração. Percebam que com uma simples mudança de posição, muda-se completamente o funcionamento dos elementos da treliça. Por isso, um bom entendimento sobre o assunto é de fundamental importância.

Classificação das Estruturas quanto ao equilíbrio Estático

Estruturas Isostáticas

Todos os esforços internos e externos podem ser determinados com a aplicação das equações de equilíbrio estático: Σ Fx = 0, Σ Fy = 0 e Σ M(i) = 0.

Estruturas Hiperestáticas

Quando não é possível a determinação de todos os esforços externos e internos apenas com a aplicação das equações das equações de equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com