TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantacao Fazenda Mato Dentro Em Campinas

Ensaios: Implantacao Fazenda Mato Dentro Em Campinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

INFORMAÇÕES IMPLANTACAO FAZENDA MATO DENTRO:

O fato do ciclo econômico do açucar ter sido de curta duração, e ter sido substituído rapidamente pelo café, alguns historiadores consideram inexistente qualquer traço dessa cultura na paisagem rural campineira. Realmente, à primeira vista nada restou. Não há, na região inventariada, vestígio de engenhos, entendidos aqui como locais de produção. A raridade de dados e a inexistência material das instalações e equipamentos tornam o processo de conhecimento dessa cultura bastante problemático.

A rápida substituição dos canaviais por cafezais pode ser explicada por uma série de fatores internos e externos. Toda aquela infra-estrutura criada pela cana agora assegurava condições favoráveis à implantação do café: estocagem de mão-de-obra escrava, acumulação de capital, abertura de estradas para o escoamento agrícola, experiência nos transportes e na comercialização etc.

A expansão cafeeira veio acompanhada de exigências nas adaptações no espaço destinado a abrigar cada atividade dentro e fora da fazenda, alterando-lhe a forma; ou incrementando-lhe, restringindo-lhe, e até suprimindo-lhe a função.

A preferência pela implantação em meia encosta permaneceu uma vez que esta aproveitava o desnível do terreno para erguer a fachada frontal, tornando-a assobradada e mais aptas a adaptar-se às irregularidades da topografia local e ao emprego das técnicas mistas – das taipas. Representavam um progresso em relação às tipologias tradicionais, que exigiam: terrenos planos, sólidas fundações de paredes entaipadas, e volumes compactos.

As residência eram em planta retangular organizada simetricamente em torno de um corredor central, dispondo a varanda (sala de jantar) no centro da casa .Os quartos alojados na ala lateral, fora do corpo principal, e a cozinha em um puxado inserido na fachada posterior. Vasto porão de pé-direito irregular, cujos cômodos serviam de depósito e senzala.

A modernização oriunda da chegada do cafe, ocorria DE DENTRO PARA FORA devido a permanência da TRADIÇÃO que FEZ COM QUEM POR MUITO TEMPO SE CONSTRUÍSSE COPIANDO A ESTÉTICA E A VOLUMETRIA DA TAIPA DE PILAO. Entre as principais mudanças relacionam-se as seguintes: a casa-grande e a senzala são substituídas por sedes rodeadas de jardins e casas de colônia; dá-se também a substituição dos equipamentos primitivos por máquinas industriais movidas a água, e depois a vapor ou eletricidade; o advento da ferrovia ao invés das "tropas de muares" exige a construção de pequenas plataformas de embarque próximas aos armazéns e às colônias da fazenda; e o núcleo industrial agiganta-se transformando-se no principal componente arquitetônico da grande empresa produtora de café.

ARQUITETURA RURAL CAFEEIRA:

Para melhor compreendermos a arquitetura rural cafeeira deve-se tomar cada elemento do seu complexo produtivo, primeiro isoladamente e depois a partir de uma visão sistêmica, integrando todo o conjunto arquitetônico de uma fazenda de café típica:

o núcleo industrial

os viveiros e casas de vegetação;

os núcleos habitacionais

a própria arquitetura do cafezal, influenciada pela evolução técnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com