TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de metodologia científica

Artigo: Definição de metodologia científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

3 METODOLOGIA

3.1 Metodologia Científica

Alguns pesquisadores e cientistas definem metodologia científica como a maneira na qual deve-se conduzir um estudo ou pesquisa para obter um conhecimento científico. Ela inclui a forma de elaboração de projetos de pesquisa, artigos científicos, dissertações, teses, etc, seguindo as normas da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas). O principal objetivo da pesquisa é adquirir conhecimento de questões para aplicação de métodos científicos, visando conhecer e explicar situações do mundo atual. A metodologia cientifica visa a aquisição de um grau acadêmico ou de um título universitário: a dissertação de mestrado, a tese de doutoramento e a tese de livre-docência, e tem o objetivo de reflexão que seja pessoal; criativo e rigoroso. Na pesquisa científica, o pesquisador deve ser neutro, sem deixar se envolver por um tema já existente abordando este a sua opinião, ou seja, utilizando-se de uma linguagem impessoal. O processo se inicia com um orientador que acompanha a construção do trabalho, como educador. O orientando após escolher o tema, dá o desdobramento do conteúdo. Segundo Gil(1991, p. 45) alguns critérios são usados para a classificação de uma pesquisa, geralmente, classifica-se quanto aos objetivos a qual se destina a pesquisa, desta forma são classificadas em três grupos: exploratórias, descritiva ou explicativa. Consideram-se pesquisas exploratórias, onde o pesquisador e tema possuem uma afinidade, se trata de um tema não muito explorado, podendo ser uma pesquisa muito específica, desta forma poderá ser considerado como um estudo de caso.

Estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou descobertas de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado (...) embora o planejamento seja bastante flexível, na maioria dos casos assume a forma de pesquisa bibliográfica ou de estudo de caso. (GIL, 1991, p. 45)

Usamos como tipo de metodologia para o nosso trabalho a metodologia descritiva, que tem com premissa realizar o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos a partir de indicadores mercadológicos e de opinião.

Aplicou-se também a pesquisa qualitativa que tem caráter exploratório, uma vez que estimula a pessoa que está sendo entrevistada a pensar e a se expressar de forma livre sobre o tema em questão. Já para a abordagem quantitativa Moreira e Caleffe (2006) citam as seguintes características: a análise relacionada aos fatos rígidos, tangíveis e imutáveis que se pode medir, observar, analisar, interpretar e compreender; e a necessidade de análise estatística dos dados.

Segundo Robbins (2005), uma das principais características da nova economia é que os clientes é quem ditam as regras do mercado e, por este motivo, faz-se necessário coloca-los sempre em primeiro lugar, pois o que buscam é a satisfação de seus desejos e necessidades. É muito importante que exista integração entre clientes e fornecedores, o que agrega valor ao atendimento, e os tornam fidelizados. De acordo com Serretino (2007), a satisfação em redes de varejo é ainda mais complexa, pois devido a mudanças de ritmo e estilo de vida da população, há crescente participação do consumo fora de casa em relação ao consumo total. Em uma de suas análises, ele verificou que a compra nos supermercados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com