TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de problema de pesquisa Ferreira Junior

Ensaio: Definição de problema de pesquisa Ferreira Junior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Ensaio  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Leia o resumo da tese de doutorado sobre as Festas italianas em São Paulo e identifique o problema de pesquisa de Ferreira Júnior (2009):

O registro das festas populares como Patrimônio Imaterial, neste trabalho especificamente as festas de origem italiana na cidade de São Paulo, representa muito mais do que um reconhecimento da importante influência cultural dos imigrantes. A tentativa de reconstruir a história das festas de Nossa Senhora de Casaluce, Nossa Senhora Achiropita, São Vito, São Francisco de Paola e São Gennaro, permitiu descobrir outras questões que não se limitam só a uma descrição ou recuperação de uma tradição. Ao buscar a origem destas festas na Itália, o campo de estudo se alargou, proporcionando uma análise sobre temas muito discutidos hoje como cidadania, identidade, diversidade e multiculturalidade que não só completa a proposta inicial como abre caminhos para uma discussão muito mais ampla do que a princípio se poderia imaginar.

Palavras chave: Desenvolvimento Sustentável. Patrimônio Imaterial. Festas Populares. Imigração italiana. Cidadania. Identidade. Diversidade. Multiculturalidade.

Referencia: FERREIRA JÚNIOR, Silvio Pinto. Festas “italianas” em São Paulo e a Proteção do Patrimônio Imaterial: a identidade de grupo no contexto da diversidade. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Resposta Selecionada: c.

a) Por que o reconhecimento das festas populares é importante para os estudos e programas sobre Desenvolvimento Sustentável?

Resposta Correta: c.

a) Por que o reconhecimento das festas populares é importante para os estudos e programas sobre Desenvolvimento Sustentável?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com