TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dell

Trabalho Universitário: Dell. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

No âmbito da unidade curricular de Estratégia Empresarial, procedeu-se ao seguinte relatório sobre o Caso Dell com o objectivo de analisar e relacionar os conhecimentos teóricos estudados, com as informações contidas no caso.

O Mundo actual está em constante mudança. A correcta aplicação dos recursos disponíveis na empresa é um factor necessário para alcançar o sucesso. Assim, para que uma empresa consiga alcançar excelentes resultados, terá que maximizar os seus recursos tentando investi-los em áreas promissoras da empresa.

Uma empresa que é líder num mercado altamente competitivo tem, com certeza, estratégias e modelos de negócio muito fortes. Este caso confronta-nos com vários conceitos teóricos, abordados em aula, que nos ajudam a compreender e analisar o mercado e a empresa.

* Grupo estratégico: agregação de empresas que seguem estratégias similares em dimensões estratégicas bem especificadas. No caso da Dell, esta divisão faz-se entre os grupos com estratégias de inovação e de não inovação;

* Cultura organizacional: Consiste no conjunto de valores, crenças, expectativas e práticas que são adoptadas pela generalidade dos seus membros. Na Dell esta componente é extremamente importante, visto que os seus colaboradores e a dedicação à empresa por parte destes, é essencial para o seu sucesso;

* Recursos: São activos que uma organização possui, de maneira a realizar a sua actividade. Podem ser bens intangíveis, tangíveis e os recursos humanos. Toda e qualquer empresa tem que reunir um conjunto de recursos que se revelem como factores importantes de sucesso no sector;

* Capacidades: materializam-se naquilo que a organização produz e resultam do trabalho conjunto dos vários grupos de recursos. Assim, uma capacidade é fruto de um processo de desenvolvimento dentro da empresa e que depois se torna num elemento característico da própria;

* Competência Chave: capacidades fundamentais à estratégia e performance de uma empresa, isto é, aquilo que uma empresa faz particularmente bem em relação aos seus concorrentes.

Michael Dell fundou a empresa no ano de 1984, com apenas 19 anos, enquanto ainda estudava na Universidade do Texas, Estudos Unidos da América. Primeiramente, denominava-se PC’s Limited, mais tarde passou a DELL, nome que predomina até aos dias de hoje.

empresa desenvolve, produz, dá suporte e vende uma grande variedade de computadores pessoais, servidores, notebooks, dispositivos de armazenamento, switches de rede, PDAs, software, entre outro, sendo líder no mercado dos personal computers. A Dell, expandiu-se para o mercado mundial e emprega, hoje, cerca de 78.800 pessoas, em todos os países em que opera.

Em 2004, a DELL decide entrar num novo mercado: consumíveis electrónicos. Esta entrada deveu-se não só ao facto de uma quebra relativa nas vendas de PC’s, mas também na expansão da área do entretenimento online, que a Dell entendeu como uma “extensão” do seu primeiro e principal produto: os computadores. Neste mercado, a Dell é líder e está bem enraizada neste mercado, sendo este concentrado e pouco diferenciado em relação aos seus produtos. As empresas de computadores lutam por posições de destaque em relação à inovação e ao maketing, de forma a ser vistas pelos consumidores como um produto de última geração e que satisfaz as suas necessidades. Um dos obstáculos que as empresas encontram na entrada deste sector relaciona-se com o facto de ter que haver um forte investimento inicial para tentar ser competitivo num mercado tão denso.

Os principais concorrentes do sector são a HP (empresa que se caracteriza pela prática de preços agressivos), a Apple e a Compaq.

Recursos Intangíveis

Os recursos intangíveis da Dell são constituídos por:

* Confiança que os clientes têm na empresa e nos seus produtos e a forte imagem de marca que possui: “Ninguém faz computadores melhor que a Dell”

* Processos produtivos: 550 patentes de processos produtivos registados em seu nome;

* Cultura Organizacional: baseada em princípios do seu líder e que guiam todo o seu negócio

Observações:

A Dell pertence ao grupo estratégico dos não inovadores e por isso faz uma reduzida aposta em I&D, o que se reflecte no registo de nenhuma patente em relação à produção de computadores. No entanto, tem diversas patentes nos processos de produção.

Recursos Tangíveis

Os recursos tangíveis, que estão ligados à posse física de alguns bens, processos ou equipamentos, dividem-se em:

* Pequenos quiosques dentro de grandes lojas como Sears e Best buy;

* Instalações Industriais;

* Equipamento em Produção Especializado.

Observ Capacidades da Dell

A Dell é uma empresa que soube combinar os seus recursos de forma a desenvolver uma variedade de capacidades, que se transformaram em competências chave/vantagens competitivas para a sua empresa.

* Produção:

* Apostou na inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com