TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda E Oferta De Mercado

Trabalho Universitário: Demanda E Oferta De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 9

DEMANDA, OFERTA E

mr *

EQUILÍBRIO DE MERCADO

1 INTRODUÇÃO

I

remos, neste segmento do livro, introduzir o leitor no campo da Teoria Micro- econômica.

Como dissemos anteriormente, a Teoria Microeconômica (ou Microeconomia, como também é conhecida) preocupa-se em estudar o comportamento econômico das uni¬dades econômicas individuais, tais como consumidores, empresas e proprietários de recursos. Ela trata, basicamente, dos fluxos de bens e serviços das firmas para os consumidores, dos fluxos dos recursos produtivos (ou de seus serviços) dos seus pro¬prietários para as firmas, da composição desses fluxos e da formação dos preços dos componentes desses fluxos. Nesse sentido, um dos objetivos básicos da Teoria Micro¬econômica é responder a questões do tipo:

• O que determina o preço dos diversos tipos de bens e serviços?

• O que determina a remuneração de um trabalhador?

• O que determina o quanto de cada mercadoria será produzido?

• O que determina a maneira que um indivíduo gasta sua renda entre os mais diversos tipos de bens e serviços?

Iniciaremos o nosso estudo pelo modelo simples de oferta e de demanda, procu-rando mostrar como funcionam os mercados competitivos e a maneira que preços e quantidades são determinados nesse tipo de mercado; em seguida, enfocaremos o con-ceito de elasticidade; posteriormente, examinaremos a Teoria da Produção e a Teoria dos Custos, cujos conceitos são básicos para o entendimento da última parte, quando então faremos uma análise das estruturas de mercado (Concorrência Perfeita, Mono¬pólio, Concorrência Monopolista e Oligopólio).

2 A DEMANDA

2.1 Conceito de Demanda Individual

A demanda (ou procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quan-tidade desse bem que ele deseja e está capacitado a comprar, por unidade de tempo.

Três elementos devem ser destacados nessa definição:

1) A demanda é uma aspiração, um desejo, e não a realização do desejo. A demanda é um dese¬jo de comprar (um bem, um serviço). A realização do desejo se dá pela compra do bem desejado. Logo, não se pode confundir demanda (ou procura) com compra.

2) Para que haja demanda por um bem (ou serviço) é preciso que o indivíduo esteja capacitado a pagar por esse bem. Em outras palavras, é preciso que ele tenha renda que lhe permita participar do mercado desse bem. Na realidade, nem todo desejo do consumidor se manifesta no mercado sob a forma de demanda. O desejo de um consumidor comprar um bem somente influirá no preço de mercado desse bem se tal desejo puder ser traduzido em uma demanda monetária para o bem em ques¬tão. Em Economia, demanda significa desejo apoiado por dinheiro suficiente para comprar o bem desejado. Exemplificando: embora inúmeros indivíduos desejem comprar um carro importado, com certeza poucos têm efetivamente posses para isso. Assim, somente a demanda daqueles que têm dinheiro suficiente para com¬prá-los pode afetar o preço dos carros importados.

3) A demanda é um fluxo por unidade de tempo, ou seja, devemos expressar a procura por uma determinada quantidade em um determinado período de tempo. Assim, se dissermos que João deseja adquirir 20 litros de leite, e que essa é sua procura, estaremos incorrendo em erro, uma vez que não teremos especificado a unidade de tempo em que João deseja comprar os litros de leite (se por dia, semana, mês, ano, ou outra unidade de tempo qualquer). Para que a informação esteja correta, é preciso que se diga que João deseja adquirir 20 litros de leite por mês (ou outra unidade de tempo qualquer) sendo esta, então, a sua procura de leite.

2.2 Elementos que Influenciam a Demanda do Consumidor

Feitas estas observações, devemos identificar quais os elementos que influenciam a demanda do consumidor por um determinado bem (ou serviço).

Dentre os diversos fatores que influenciam a demanda, os economistas costumam destacar os seguintes:

• O Preço do Bem;

• A Renda, ou o Salário do Consumidor;

• O Gosto e Preferência do Consumidor;

• O Preço dos Bens Relacionados;

• As Expectativas sobre Preços, Rendas ou Disponibilidade.

Outros fatores, tais como condições de crédito, efeitos sazonais, localização do con-sumidor etc., poderiam ser relacionados, mas estes parecem ser os mais importantes, uma vez que são válidos para a maioria dos bens. Façamos, então, uma breve análise desses elementos condicionantes da demanda:

a) A Demanda e o Preço do Bem

A quantidade demandada (procurada) de um bem é influenciada por seu preço. Nor-malmente é de se esperar que quanto maior for o preço de um bem, menor deverá ser a quantidade que o consumidor desejará adquirir desse bem; inversamente, quanto menor for o preço, maior deverá ser a quantidade que o consumidor desejará adquirir desse bem.

b) A Demanda e a Renda do Consumidor

Para a maioria dos bens é de se esperar que uma elevação na renda do consumidor esteja associada a uma elevação nas quantidades compradas. Essa é a regra geral, e os bens que têm essa particularidade são chamados Bens Normais. Os exemplos incluem a maioria dos alimentos, roupas, aparelhos de som, aparelhos domésticos etc.

Existem, entretanto, duas possíveis exceções a esse padrão geral. É o caso dos denominados Bens Inferiores e Bens de Consumo Saciado.

Os Bens Inferiores são aqueles cuja demanda varia inversamente às variações ocorri¬das na renda do consumidor, dentro de uma certa faixa de renda. Isso significa que a demanda desse tipo de produto diminui quando a renda do consumidor aumenta, e aumenta quando a renda do consumidor sofre uma redução. Como exemplos de bens inferiores podemos citar o pão, a batata, a carne de segunda e as "roupas usadas", normalmente adquiridas por famílias pobres. Assim, conforme a renda do consumidor se eleva, ele passa a ter condi¬ções financeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com