TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração de treinamento durante o semestre na disciplina de gestão da qualidade

Seminário: Demonstração de treinamento durante o semestre na disciplina de gestão da qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Seminário  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A ATPS tem como objetivo a elaboração de um plano de melhoria para a empresa Bora – Bora utilizando técnicas baseadas em comunicação , procedimento de mão de obra , máquinas , visão de um administrador e gerenciamento .

E também a realização de um comparativo entre PDCA e TQM e Controle de Qualidade Através da pesquisa de livros, links o grupo irá apresentar uma solução para o problema apresentado usando o método PDCA.

Este trabalho tem como objetivo a demonstração do aprendizado durante o semestre na disciplina Gestão da Qualidade, conforme detalhado na ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas.

O trabalho em questão procura trazer para os alunos importância da utilização dos instrumentos facilitadores da gestão de qualidade e de seus indicadores e ferramentas da qualidade na resolução dos diversos problemas organizacionais.

Folha de Verificação

Esta ferramenta é apresentada por diversos autores sendo de fácil compreensão, que estabelece eventos que ocorrem em determinados processos, bem como sua frequência e o período para que a coleta de dados aconteça e que seja construído um formulário, para localizar os erros de forma mais rápidas e as ações de melhoria sejam aplicadas no ponto que são necessários.

Para auxílio na resolução do problema apresentado pela empresa de Saneamento no envasamento de água abaixo sugerimos a seguinte folha de verificação:

Problema1- copos com tampas Rasgadas

Plano de Melhoria da Qualidade da Companhia Bora-Bora

Inicialmente, fizemos uma análise das possíveis causas da tampa dos copos estarem rasgando utilizando a ferramenta de Tabela de Verificação. Foi montada 3 tabelas, sendo que cada uma representa um turno diferente e mostrando nelas as possíveis causas do problema enfrentado. Pela falta de mais dados, estamos limitados a prosseguir com a análise e uma possível solução deste problema, mas deverá ser analisado cada ponto vertical com o da horizontal das Tabelas, descartando os que não estão com problemas e gerenciando os possíveis pontos que geraram o mesmo.

Folha de verificação Turno 1

Descrição Func.1 Func.2 Func.3 Func.4

Copo x x x x

Tampa x x x x

Impressão x x x x

Maquinário x x x x

Fornecedores x x x x

Envasamento x x x x

Folha de verificação Turno 2

Descrição Func.1 Func.2 Func.3 Func.4

Copo x x x x

Tampa x x x x

Impressão x x x x

Maquinário x x x x

Fornecedores x x x x

Envasamento x x x x

Folha de verificação Turno 3

Descrição Func.1 Func.2 Func.3 Func.4

Copo x x x x

Tampa x x x x

Impressão x x x x

Maquinário x x x x

Fornecedores x x x x

Envasamento x x x x

Já na segunda situação, temos um elevado consumo de água em um edifício residencial, onde foram levantadas diversas causas desse elevado consumo. Todos os fatores apontados contribuem para a situação. Utilizamos duas ferramentas da qualidade de precisão que são: Diagrama de Ishikawa e Diagrama de Pareto, onde conseguimos ter maior visualização dos possíveis problemas/efeitos que levam às causas.

O de maior escala é o desperdício de água, que pode ser por deixá-la ligada sem precisão, como: lavar carro, casa; regar, em excesso, o jardim; deixar a torneira ligada enquanto se faz outra coisa.

Outro ponto preocupante é com o aumento da temperatura que, consequentemente, aumentaria o consumo de água. Neste ponto deveria se utilizar de outras medidas para se refrescar, como climatização/refrigeração do ambiente com ventiladores/climatizadores; consumo de frutas, como: melancia, laranja, abacaxi, etc.; dentre outras coisas que podem auxiliar na diminuição do alto consumo de água.

A falta da aferição e manutenção correta das ferramentas de medição está impactando no elevado consumo. Os mesmos devem ser conferidos e aferidos periodicamente evitando falsos registros. Isso ajudará no controle e diminuição do consumo de água.

Problema:2

Um cliente da empresa de saneamento Bora-Bora apresentou a seguinte situação: Elevado consumo de água em um edifício residencial. Desta forma, uma equipe da empresa, juntamente com o síndico, levantou as seguintes causas, ocorrências e prejuízos estimados (no decorrer de um ano):

Diagrama de Ishikawa:

Diagrama de Pareto:

O alto consumo de água se dá ao grande aumento de desperdício da mesma, juntamente com a temperatura elevada, registro incorreto do hidrômetro, vazamento na tubulação interna, manutenção incorreta da caixa d’agua.

Folha de Verificação - Utilizada na resolução do Problema 1.

Causas do Problema Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Total mês

Envasamento de Água 1000 1000 1000 1000 4000

Tampa

Rasgada 50 60 70 80 260

Manutenção das Máquinas 1 1 1 1 4

Fornecedores 0 2 0 0 2

Diagrama de Causa e Efeito – Espinha de Peixe

Diagrama de Pareto - Utilizada na resolução do Problema 2

Causas Ocorrências Prejuízo Estimado R$ Prejuízo Total R$

Registro incorreto (hidrômetro 4 300 1.200,00

Vazamento na tubulação interna 5 150 750,00

Temperatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com