TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas Do 3º Semestre De 2013, Aplicado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR.

Dissertações: Disciplinas Do 3º Semestre De 2013, Aplicado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 6

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – 3º SEMESTRE

Trabalho abordando as Disciplinas do 3º Semestre de 2013, Aplicado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 DESENVOLVIMENTO 05

3.0 CONCLUSÃO 08

4.0 REFERÊNCIAS 09

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o conceito de estatística, fazer uma abordagem histórica e mostrar a importância da mesma nas diversas atribuições, tais como: empresas, organizações sociais e profissionais, do cidadão comum ao pesquisador científico.

Compreende-se também a estatística por meio da análise de probabilidades como uma ferramenta prática que possibilitara resolver problemas cotidianos, auxiliando as empresas a prever cenários em seus planejamentos, conhecer seus funcionários, seus clientes para que de uma maneira prática consiga atingir o sucesso sem perder em produtividade e qualidade. Deste modo nos embasaremos nos seguintes autores para aprofundar e compreender tais conceitos, como: Spiegel, Levin e Rao.

Este trabalho também aborda o motivo pelo qual as empresas devem valorizar e se preocupar com os indivíduos no contexto laboral e como os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações.

DESENVOLVIMENTO

A palavra Estatística deriva do latim “status”, cujo significado é Estado. A estatística teve sua origem praticamente com o surgimento dos primeiros homens caracterizadas por registros sistemáticos e cadastro das informações do Estado.

Primeiramente, o uso da estatística envolvia compilação de dados e gráficos que tinham como finalidade descrever diversos aspectos de um estado ou país. Como por exemplo, há 3500 a. C, no Egito, se realizou o primeiro levantamento estatístico cujo objetivo era informar ao estado sobre os recursos humanos e econômicos.

Mais tarde, no século XVII d.C a disciplina de estatística era lecionada nas universidades alemãs, com a finalidade de descrever as populações e as riquezas do estado. Atualmente a estatística serve para quase todas as áreas do conhecimento e é considerado com um poderoso método de gestão de empresas, já que se torna necessário avaliar e reconhecer se uma evidência comprova uma conclusão apresentada.

De acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio:

“1 Parte da matemática em que se investigam processos de obtenção, organização e análise dedados sobre uma coleção de seres quaisquer, e métodos de tirar conclusões e fazer predições com base nesses dados. 2 Conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social.”

Segundo Spiegel (1977), estatística é a área que compreende o conjunto de métodos que cientificamente permite a coleta, a organização, o resumo, a apresentação e a análise de dados com interesse na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises.

De acordo com Levin (1987) é quando o pesquisador usa números - quando ele quantifica seus dados - que ele muito provavelmente emprega a estatística como instrumento de descrição e/ou decisão. A Estatística divide-se em duas partes: descritiva e inferencial.

A área descritiva lida com números para descrever fatos, tornando questões complexas mais fáceis de entender e a área inferencial utiliza métodos de estimativas de uma população com base nos estudos sobre amostras.

Para Rao (1999), a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível.

Desta forma, o uso da estatística se configura num imprescindível método de gestão, pois os gestores empresariais são incentivados a reagir de modo inteligente às informações que lê ou escuta, passando a refletir, analisar e questionar as informações encontradas, facilitando, assim, o trabalho dos mesmos de organizar, dirigir e controlar as organizações.

Considerando que o mercado nunca esteve tão competitivo quanto o atual, é importantíssimo que o profissional esteja preparado para utilizar-se das técnicas de análise e decisões, além de compreender a importância da estatística para que este profissional possa fazer com que suas empresas sejam capazes de prever cenários em seus planejamentos através da estatística que fornece ferramentas práticas possibilitando a solução de problemas cotidianos dos mais diversos.

A evolução de novas tecnologias e o acesso às informações caracteriza um novo cenário de crescentes complexidades e incertezas, onde a questão da competitividade torna-se imperativa, exigindo que as organizações qualifiquem seus processos produtivos, visando um novo paradigma do consumidor: qualidade e custo. Sempre buscando melhorar a qualidade para propiciar maior competitividade em busca de ampliar o mercado consumidor, as organizações estão sempre pesquisando fatores.

O uso da estatística não está restrito aos profissionais da área de matemática e estatística, visto que ela está presente em todas as áreas e atualmente podemos contar com softwares em nossos computadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com