TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Financeiras

Monografias: Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO

1-PLANEJAMENTO FINANCEIRO/ CARACTERISTICAS E FUNDAMENTOS

Planejamento financeiro é um processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas. Esta forma sistemática de se planejar pode ser empregada tanto na nossa vida pessoal como em ambientes empresariais.

Um planejamento financeiro eficiente inclui a elaboração e cumprimento das metas de forma disciplinada. De fato não é fácil criar metas ambiciosas e ao mesmo tempo realistas, muito menos conseguir cumpri-las dentro dos prazos estabelecidos, e por isso a proposta deste site é ajudar a todos que buscam um planejamento financeiro de sucesso.

É possível perceber que o planejamento financeiro não visa apenas o enriquecimento e aumento de capital. Ele é relevante para o sucesso pessoal e profissional e será o diferencial entre sonhadores e realizadores. O planejamento é o nosso mapa de navegação e nos mostra onde estamos, onde queremos chegar, quando chegaremos e quais os caminhos iremos percorrer.

2 - DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS

2.1 - DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCICIO PROJETADO

A Demonstração do Resultado do Exercício Projetado, é feita com base nos custos apurados e nas expectativas de receitas esperadas (lucros e perdas) e é semelhante ao balanço patrimonial de caráter obrigatório e pelo período máximo anual e faz parte dos relatórios contábeis de uma empresa e é preparado pelo contador, a partir de dados fornecidos pela empresa durante sua operação. É como se fosse um filme da empresa em que nos conta a evolução dos resultados durante um período determinado de tempo, e esta demonstração representa o resultado financeiro do período considerado (lucros e perdas ), e de como foi obtido esse resultado, através da discriminação correta das despesas e receitas.

2.2 - FLUXO DE CAIXA PROJETADO

O fluxo de caixa é conceituado como: o instrumento utilizado pelo administrador financeiro com o objetivo de apurar os somatórios de ingressos e de desembolsos financeiros da empresa, em determinado momento, prognosticando assim se haverá excedentes ou escassez de caixa, em função do nível desejado de caixa pela empresa.

Chamamos de fluxo de caixa projetado ao produto final da integração das entradas e das saídas de caixa que se imagina que ocorrerão no período projetado e o objetivo do fluxo de caixa projetado é prever quando e em que montante haverá sobra ou falta de caixa.O fluxo de caixa projetado de curto prazo nada mais é do que um modelo que construímos com o objetivo de verificar como se comportará o saldo de caixa no período considerado. A projeção dos saldos de caixa poderá demonstrar que, em determinado mês, o saldo será negativo, ou que haverá excessos de caixa; quando isto acontece, é função do tesoureiro verificar as fontes alternativas para a obtenção dos fundos adicionais exigidos, e tomar as primeiras providências que se fizerem necessárias. A projeção do fluxo de caixa permite que se visualize a provável posição do saldo de caixa no decorrer dos meses cobertos pelo período orçamentário, e em função disto torna-se possível identificar as prováveis faltas futuras de caixa, bem como os meses que haverá excessos de numerários disponíveis.A administração tendo conhecimento da provável falta de recurso de caixa poderá avaliar as alternativas disponíveis para sanar o problema.

3 - A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS. .

A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é justamente evitar que as atividades não condizem com o que foi planejado. A isto se nomeia Controle. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo. Sem o controle, você nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

Sobre a função controle, esclarecem que somente o planejamento não assegura a realização dos planos; também é necessário que exista controle. Este processo de controle exige que sejam estabelecidos padrões de desempenho, que atuarão como guias para a realização bem-sucedida do planejamento orçamentário. Controlar é, essencialmente, acompanhar a execução de atividades da maneira mais rápida possível comparar o desempenho efetivo com o planejado, isto é, o que tenha sido originalmente considerado desejável, satisfatório ou viável para a empresa e suas unidades. O controle permite indicar as necessidades de medidas corretivas, no caso de o desempenho apresentado não ser considerado satisfatório, e, assim, o processo de execução poderá ser redirecionado para melhor atender aos objetivos delineados pela empresa. Desse modo, o monitoramento das discrepâncias ou desvios entre o orçado e o realizado torna-se uma atividade de controle de grande importância para a questão orçamentária, uma vez que proporciona a correção de rumos, tempestivamente.

4 - FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

4.1 -Valor Presente Líquido - O Valor Presente Líquido é uma técnica sofisticada de análise de orçamentos de capital, obtida subtraindo-se o investimento inicial de um projeto do valor presente das entradas de caixa descontada a uma taxa igual ao custo de capital da empresa. Por considerar explicitamente o valor do dinheiro no tempo, o valor presente líquido é considerado uma técnica sofisticada de análise de orçamentos de capital. Esse tipo de técnica, de uma forma ou de outra, desconta os fluxos de caixa da empresa a uma taxa especificada. Essa taxa, frequentemente chamada de taxa de desconto, custo de oportunidade ou custo de capital, refere-se ao retorno mínimo que deve ser obtido por um projeto, de forma a manter inalterado o valor de mercado da empresa.O valor presente líquido (VPL) é obtido subtraindo-se o investimento inicial do valor presente das entradas de caixa, descontadas a uma taxa igual ao custo de capital da empresa.

4.2- Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

4.3 -A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com