TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Financeiras

Tese: Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

2. Desenvolvimento

2.1 Etapa 3

2.1.1 Passo 1

As demonstrações contábeis são relatórios extraídos da contabilidade após todo o registro dos documentos que fizeram parte do sistema contábil de qualquer entidade dentro de um determinado período. Estes relatórios tem o objetivo de fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisões.

Atualmente a Lei 6.404/76 regula as demonstrações contábeis exigindo das Sociedades Anônimas – S.A’S e de empresas de grande porte ao final de cada exercício social as seguintes demonstrações:

• Balanço Patrimonial;

• Demonstração do Resultado do Exercício;

• Demonstração de Lucros ou Pesquisas Acumuladas;

• Demonstração do Fluxo de Caixa;

• Demonstração do Valor Adicionado;

2.1.2 Passo 2 e Passo 3

Avaliamos as demonstrações contábeis das seguintes empresas: Gerdau S.A, Banco Amazonia S.A.,Lojas Renner S.A e Banco Alfa de Investimentos S.A referente ao exercício anual 2012 e 2013.

As demonstrações contábeis avaliadas através dos montantes em reias às quais nos chamaram atenção são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Fluxo de Caixa. Conforme segue anexo 1.

Etapa 4

2.2.1 Passo 1

A Sociedade Anônima – S.A é um tipo de companhia que tem seu capital dividido por ações. Ela surgiu em meados do século XVII, quando a maioria dos negócios ainda era financiada pelo capital familiar. Com o objetivo principal de acelerar o crescimento promovendo a entrada de terceiros investindo no capital, aumentando assim a quantidade de recursos, a circulação de mercadorias e consequentemente movimentando a economia.

As Sociedades Anônimas foram aceitas por lei no Brasil em 1.850, só que as sociedades eram abertas por tempo determinado após o prazo elas tinham que ser dissolvidas, após quase trinta anos foi estabelecida uma lei para regulamentar esse tipo de companhia.

Em 1.976 houve uma reforma na lei 6.404, pois havia falhas no decreto anterior. Depois esta lei vem sendo complementada e modificada por causa das mudanças nos planos econômicos do país e continua em vigor regulamento as sociedades anônimas.

Principais características da Sociedade Anônima:

• Possui capital dividido em ações;

• Pode ser uma sociedade aberta ou fechada;

• A responsabilidade dos acionistas é limitado ao preço das ações adquiridas ou subscritas;

• Sua estrutura organizacional de compõe por uma assembleia geral, o conselho da administração, diretoria e conselho fiscal;

• É formada por no mínimo 2 sócios, chamados de acionistas;

As Sociedades Anônimas são importantes porque movimentam a economia. Se uma pessoa não tem todos os recursos necessários para abrir uma empresa ou para crescer a empresa ela pode de forma societária se aliar a outra pessoa ou várias outras pessoas que entram com um capital e começam a explorar algum objetivo econômico em comum. Com isto aumenta a geração de emprego, de renda.

Outra facilidade que as Sociedades Anônimas apresentam é que os sócios não precisão de se conhecer pessoalmente, pois os sócios minoritários normalmente não opinam sobre as decisões das empresas.

2.2.2 Passo 2

Formas de constituição jurídica Comente sobre este tipo de Sociedade

Cooperativa Associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer as aspirações e necessidades econômicas,sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

Associação Quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando uma sociedade empresária, através de um contrato social, onde constará seus atos constitutivos, forma de operação, as normas da empresa e o capital social. Esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com