TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Financeiras

Resenha: Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Resenha  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

No atual cenário, deve-se estabelecer um modo de gerar informações que satisfaça as necessidades dos diversos usuários, conscientes de que estes necessitam de segurança e confiabilidade nas informações contábeis. A mais resumida e organizada demonstração de dados apurados pela Contabilidade é o Relatório Contábil, que expõe aos usuários da contabilidade os principais fatos registrados por aquele setor em determinado período. São distintos em obrigatórios e não obrigatórios os relatórios são conhecidos também como informes contábeis.

Os relatórios contábeis obrigatórios são: Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do exercício, Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados e Demonstração das origens e aplicações de recursos. A estrutura das demonstrações contábeis deve contemplar a maior quantidade de informações, evidenciando o que for considerado importante para a tomada de decisões e a prestação de contas não sendo interessante divulgarem-se informações de pouca utilidade ou alguns relatórios que possam vir a confundir os usuários externos (bancos, governo, acionista minoritário, etc.).

Os relatórios contábeis não obrigatórios, evidentemente, são aqueles não exigidos por lei, o que não significa que sejam menos importantes. Há relatórios não obrigatórios imprescindíveis para administração e para tomada de uma determinada decisão.

Sendo assim, a função básica do contador é produzir informações úteis aos gestores, administradores, executivos, organizações, pessoas físicas, entidades sem fins lucrativos e etc, que, por sua vez, se apóiam no sistema de informação para fornecer componentes, e para que se possa gerir bem o negócio. Utilizam-se dessa ferramenta para servir como apoio na tomada de decisão e, com isso, alcançar os objetivos planejados, pois o que se constata na maioria das falências de empresa é a má gerência nas decisões tomadas sem dados confiáveis.

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribui sobremaneira para a tomada de decisões.

Não devemos esquecer que o sistema contábil é composto por pessoas, tecnologias e procedimentos denominados de sistemas, além de dados, informações e conhecimentos. Este é o fator que coleta e transforma dados em informação. O principal recurso de um sistema de informação contábil é o ser humano, pois possibilita que outras pessoas utilizem o sistema para planejar, pesquisar e compartilhar conhecimentos.

A sociedade por quotas com responsabilidade limitada, em Direito, no Brasil, refere-se à natureza jurídica de uma empresa constituída como sociedade, é quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando uma sociedade empresária, através de um contrato social, onde constará seus atos constitutivos, forma de operação, as normas da empresa e o capital social. Esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios.

Demonstrações Financeiras é o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. Entre as funçõesda contabilidade, a de prestar informações ao mercado merece destaque neste trabalho.As entidades têm necessidades de crédito, de atração de investimentos e de manter bomrelacionamento com seus colaboradores, parceiros comerciais e mercado de forma geral.O cumprimento dessa função se dá por meio da elaboração e da divulgação dasdemonstrações contábeis que, além da obrigatoriedade prevista nas legislações civil,comercial, societária, fiscal e do mercado de capitais, a que cada entidade esteja sujeita,deve se pautar pela clareza e transparência das informações e resguardar os interessesdos diversos usuários da contabilidade.

As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial.

As Notas Explicativas poderão estar relacionadas a qualquer outra das Demonstrações Financeiras, como a Demonstração do Valor Adicionado – DVA, ou Fluxo de Caixa.

Conforme Franco e Marra (1982, p. 30), a auditoria surgiu como conseqüência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, baseado nos resultados apurados em balanços. Sua evolução ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico, que gerou as grandes empresas, formadas por capitais de muitas pessoas, que têm na confirmação dos registros contábeis a proteção ao seu patrimônio.

Como conseqüência, as demonstrações contábeis passaram a ter importância muito grande para os futuros investidores. Assim, como medida de segurança conta a possibilidade de manipulação de informações, passou-se a exigir que essas demonstrações fossem examinadas por um profissional independente da empresa e de reconhecida capacidade técnica, surgindo assim a figura do auditor externo ou independente.

A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo capacitar o auditor a emitir um parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e legislação específica no que for pertinente.

O produto final da auditoria das demonstrações contábeis é o parecer do auditor. Sua emissão reflete o entendimento do auditor acerca dos dados que examinou, de uma forma padrão e resumida, que dê, aos leitores, em geral, uma noção dos trabalhos que realizou e, principalmente, o que concluiu.

O CFC, através da Resolução n.º 820/97 e alterações posteriores, estabeleceu o modelo padrão do parecer dos auditores independentes, que deve ser adotado no Brasil pelas auditorias independentes.

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com