TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Financeiras

Exames: Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

01 – Qual o papel que o Contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras (no que se refere às orientações do Conselho Federal de Contabilidade)?

R- Verificar as movimentações realizadas pela empresa em um determinado período, analisar também o mercado financeiro externo, de forma que ele consiga analisar através de dados contábeis a suas demonstrações, que irão fornecer informações da situação financeira, podendo assim, apontar seus pontos de melhorias, verificar durante o período onde houve um desequilíbrio, trabalhar para ajustar as falhas e dar suporte na tomada de decisão por parte do administrador.

02 – Que características profissionais o Contador deve possuir no papel de Analista das Demonstrações Financeiras?

R- De um modo geral, o analista é qualquer profissional que desenvolva a análise de uma empresa. Ele deverá selecionar os indicadores que o permita conhecer o desempenho da empresa no período analisado, em face de suas atividades operacionais, bem como identificar quais as grandes decisões de caráter estratégico, que afetam significativamente a estrutura de capitais de uma empresa. Com uma visão mais ampla, o analista tem que buscar referenciais que o facilitem comparar o desempenho de uma empresa com as outras que tenham atividades semelhantes.

Esses indicadores não são apenas o estudo de uma Análise Financeira. Na avaliação de tais indicadores, exige-se que se considerem inúmeros aspectos, sejam eles internos e externos, pois são a partir deles, que se chega à relação entre as atividades das empresas e os seus resultados. Por ser associada a um processo decisório e a saúde financeira de uma empresa (representada pela sua liquidez e rentabilidade), a análise deve interessar à sociedade em geral. Sejam eles dirigentes de empresa, acionistas, credores, concorrentes, Órgãos Governamentais ou a comunidade em geral.

Para os dirigentes de empresas, a análise suporta o planejamento e o controle gerencial. Os administradores desejam conhecer a posição patrimonial e identificar os fatores que afetam a sua evolução. O analista deve analisar os efeitos de decisões anteriores, confrontando os resultados reais com as metas fixadas, detectando os pontos fortes a serem explorados e os pontos fracos a serem corrigidos..

Um bom analista, precisa ser possuidor de conhecimentos externos à sua área de atuação, além de que a leitura de seu parecer deve proporcionar ao leitor o conhecimento necessário sobre a empresa, sendo assim auto-explicativo. O analista precisa ter a capacidade de síntese, mas não deverá omitir informações importantes na elaboração de seu parecer, para que a sua análise torne-se uma forte ferramenta para a tomada de decisão.

03 – O que é importante se observar sob a ótica da Ética Profissional, e pronunciamentos do Conselho Federal/Regional de Contabilidade, no que se refere à atividade de Analista das Demonstrações Financeiras?

R- Deve comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores; É vedado iludir ou tentar iludir a boa-fé de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informações ou elaborando peças contábeis inidôneas.

04 – Porque as empresas necessitam de um Contador na atividade de Análise das Demonstrações Financeiras?

R- Porque para uma boa análise é necessário algumas características já comentadas acima e é de extrema importância para a empresa que seja feita uma análise correta das Demonstrações Financeiras.

05

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com