TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade De sólidos E Liquidos

Pesquisas Acadêmicas: Densidade De sólidos E Liquidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  1.700 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

CURSO DE FARMÁCIA

ALANA RAUPP GOMES

BIANCA MEIRA

ELIANARA CARDOSO MOTTA

SUÉLEN GOMES AGUIA

DENSIDADE DE SÓLIDOS E LIQUIDOS

CRICIÚMA

2014

ALANA RAUPP GOMES

BIANCA MEIRA

ELIANARA CARDOSO MOTTA

SUÉLEN GOMES AGUIAR

DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS

Relatório sobre densidade de sólidos e líquidos solicitada pela disciplina de química experimental a primeira fase do curso de farmácia da UNESC. Orientador: Professor Emerson Colonetti.

CRICIÚMA

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 OBJETIVO 2

3 REFERENCIAL TEÓRICO 3

4 MATERIAIS E MÉTODOS 4

4.1 MATERIAIS E REAGENTES 4

4.2 PROCEDIMENTO 4

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5

6 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos apresentar como podemos medir a densidade de líquidos e sólidos. Para medir os líquidos, usaremos a água e o álcool e para sólidos serão usados três cilindros diferentes, além de vidrarias e materiais específicos para o melhor resultado do experimento.

OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo mostrar como podemos medir e calcular a densidade de líquidos e sólidos, através de experiência feita em laboratório, com instrumentos específicos e vidrarias.

REFERENCIAL TEORICO

Segundo Russel (2004, p.40) a densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou simplesmente, massa por unidade de volume.

A densidade expressa à quantidade de matéria presente em uma dada unidade de volume. Quando dizemos que o chumbo tem maior densidade do que o alumínio, isto significa num dado volume de chumbo há mais matéria que no mesmo volume do alumínio.

As densidades de sólidos e líquidos são comumente expressas em gramas por centímetro cúbico (g/cm³), unidades derivadas SI. (Lembre-se de que por causa da equivalência do mililitro e do centímetro cúbico, a unidade de gramas por mililitro, g/mℓ, embora não pertencente ás unidades SI, equivale exatamente a gramas por centímetro cúbico).

De acordo com Andrade et al. (2004, p.2) a densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.

Pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções.

A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-o cuidadosamente e em seguida determinando seu volume. Se o sólido apresentar uma forma irregular (o que torna impossível medir suas dimensões), o volume poderá ser determinado utilizando um método de deslocamento. Basicamente, determina-se a massa de uma amostra do sólido e então se transfere quantitativamente essa massa para um instrumento volumétrico graduado apropriado (ex: proveta ou bureta), parcialmente cheio com água (ou em algum líquido no qual o sólido não flutue).O sólido deslocará um volume de líquido igual ao seu volume. Assim, ao anotar a posição do menisco antes e depois da adição do sólido, o volume poderá ser deduzido.

A densidade dos líquidos pode ser determinada analogamente à densidade dos sólidos, medindo-se a sua massa e determinando-se o seu volume. Entretanto, no caso dos líquidos, uma alteração relativamente pequena na temperatura pode afetar consideravelmente o valor da densidade, enquanto que a alteração de pressão tem que ser relativamente alta para que o valor da densidade seja afetado.

MATERIAIS E METODOS

4.1- MATERIAIS E REAGENTES

MATERIAIS CAPACIDADE QUANTIDADE

Picnômetro 1

Balança 1

Proveta 250 mL 1

Béquer 250 mL 1

Béquer 25 mL 1

Frasco lavador 1

Decímetro Escala 08 a 1 1

Cilindro ( alumínio, ferro e cobre) 3

Pipetador 1

Pipeta volumétrica 5 mL 1

Paquímetro 1

Água deionizada

Álcool

Densímetro. 1

4.2- PROCEDIMENTO

EXPERIMENTO 1: DENSIDADE DE LÍQUIDOS

Densidade de líquidos pelo método do Picnômetro:

Pesou-se o picnômetro vazio, após enchemos com água e pesamos, descartamos a água e o enchemos novamente, desta vez com álcool e pesamos mais uma vez.

Densidade de líquidos pelo Densímetro:

Utilizamos uma proveta onde colocamos água até sua marca de 100 ml, após isso colocamos o densímetro dentro e concluímos sua densidade.

Densidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com