TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação De Densidade De sólidos E líquidos

Artigos Científicos: Determinação De Densidade De sólidos E líquidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  1.464 Visualizações

Página 1 de 4

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS

Palavras Chave: Densidade. Volume. Massa.

Introdução..........................

Todas as substâncias químicas puras apresentam algumas propriedades específicas, estas servem para identificar e caracterizar as substâncias e são denominadas propriedades intrínsecas da matéria.

Entre essas propriedades temos a densidade, que pode ser definida como a massa da variedade de volume de uma substância. Desta maneira, pode se calcular a densidade de uma amostra dividindo a massa desta pelo volume que ocupa no espaço (obteremos valores em g/cm³ ou g/ml ou, para gases, g/dm³.

Um fator que deve ser considerado quando buscamos a densidade de uma substância é a temperatura, pois com a variação da temperatura, varia o nível de agitação das moléculas e consequentemente, o volume da amostra, o que irá afetar a densidade da substância.

Com esses dados o objetivo do experimento realizado foi obter conhecimentos práticos de determinação da densidade de sólidos e líquidos.

Materiais e Métodos..................

Materiais:

 Acetona;

 Água;

 Amostra de Cobre;

 Amostra de Ferro Fundido;

 Amostra de Poliestireno (PS);

 Etanol;

 Balança analítica;

 Picnômetro;

 Proveta;

 Pisseta;

 Pêra;

 Pipeta;

 Termômetro.

Métodos:

Foi colocado 50 ml de água da pisseta na proveta, em seguida foi verificado a temperatura da água com um termômetro.

Com a temperatura da água estabelecida, que foi de 24°C, foi verificada a densidade da água por meio de um gráfico onde estava constado as densidades da água nas suas respectivas temperaturas.

Na balança analítica foram pesadas as amostras do cobre e do ferro fundido separadamente. Em seguida cada amostra foi mergulhada na proveta com 50 ml de água e verificado o volume final da proveta. Com os valores obtidos da massa e do volume, foi calculada a densidade de cada uma das amostras.

Para se calibrar o picnômetro ele foi lavado com acetona e depois de seco ele foi pesado na balança analítica para que a sua massa fosse determinada. Em seguida ele foi preenchido com água, secado exteriormente, e pesado novamente. Com os valores da massa do picnômetro cheio e vazio, a diferença entre eles, resulta no valor da massa da água, que será utilizado para se determinar o volume do picnômetro.

Para se verificar a densidade do etanol, o picnômetro teve que ser lavado com acetona, e depois de seco ele foi pesado na balança analítica para que a sua massa fosse determinada.

Foi preenchido o picnômetro com etanol, secado exteriormente e pesado rapidamente. Em seguida foi determinada a massa do etanol através da diferença da massa entre o picnômetro com etanol e sem etanol. Com a massa do etanol determinada, em seguida foi calculado a sua densidade.

O picnômetro foi lavado com água e depois com acetona, sendo em seguida deixado secando. Depois de seco o picnômetro foi pesado.

Depois de pesado o picnômetro vazio, ele foi preenchido até que o seu fundo ficasse coberto com poliestireno e pesado novamente. Em seguida foi preenchido o volume restante do picnômetro com água, e pesado novamente.

O volume do poliestireno foi calculado com a subtração do volume do picnômetro pelo volume da água. Depois de determinado o volume do poliestireno foi calculado a sua densidade.

Resultados e Discussão .............

Valores encontrados:

Cobre

 Massa: 16,467 g

 Volume: 2 cm³

 Densidade: 8,2335 g/cm³

Ferro Fundido

 Massa: 48,180 g

 Volume: 7 cm³

 Densidade: 6,8828 g/cm³

Calibração do Picnômetro

 Massa do picnômetro: 26,7590 g

 Massa do picnômetro + H20: 54,1037 g

 Massa da água: 27,3447 g

 Temperatura da água: 24 °C

 Densidade da água: 0,9974 g/ml

 Volume do picnômetro: 27,4159 ml

Etanol (Álcool Etílico)

 Massa do picnômetro: 26,7630 g

 Volume do picnômetro: 27,4159 ml

 Massa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com