TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS MÉTODO DO PICNÔMETRO

Monografias: DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS MÉTODO DO PICNÔMETRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 6

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERES

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

RELATÓRIO Nº.: 01

DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS

MÉTODO DO PICNÔMETRO

Relatório Nº01. Sob

Exigência Da Disciplina Físico-Química Experimental II.

CERES - GOIÁS

03/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERES

LICENCIATURA EM QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA EXPERIMENTAL

PROFESSORA: BEATRIZ

ACADÊMICAS: DORCAS ALVES

EGNER RODRIGUES

HUDSON COUTINHO

JEAN MARCOS

JÉSSICA LORRANE

POLIELMA MOREIRA

WEBER MARTINS

RELATÓRIO Nº.: 01

DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS

MÉTODO DO PICNÔMETRO

CERES – GOIÁS

03/2014

I- INTRODUÇÃO

Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume), pois para materiais comuns do dia a dia, a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e as dos líquidos menores ainda do que a dos sólidos, embora neste último caso haja muitas exceções. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher de 5 ml é a mesma. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.

No presente contexto, o termo densidade tem o significado de “massa específica”. Contudo, o termo é também comumente empregado em outros contextos, para designar, em geral, o grau de concentração de grandezas físicas num determinado volume, como energia, partículas, população, etc. No caso particular da massa especifica, esta é determinada principalmente pela concentração de núcleos, isto é prótons e nêutrons, num determinado volume.

O picnômetro trata-se de um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o volume do fluido que contenha seja invariável. Ele possui uma abertura relativamente larga para facilitar a sua utilização, e tampa de vidro esmerilhado, com uma perfurada na forma de um fino tubo longitudinal. Neste experimento vamos utilizá-lo para medir a densidades relativas de líquidos; a mesma técnica também pode ser utilizada para a determinação da densidade relativa de sólidos.

Ao decorrer do trabalho foram utilizados alguns reagentes, nos quais serão descritos a seguir.

Álcool etílico: Uma das mais importantes fontes de energia renovável, pertence à classe dos alcoóis (compostos orgânicos que possuem grupo hidroxila O-H ligado a carbono saturado). O nome popular para o composto é Etanol, este se tornou o principal biocombustível de nosso país, a explicação vem do fato de que é uma fonte de energia renovável. Sabe-se que o petróleo usado para se obter combustíveis como a gasolina, por exemplo, é uma fonte não renovável. Como o próprio nome “combustível fóssil” já diz, provém de animais e vegetais mortos, ou seja, são necessários milhares de anos para que as jazidas de petróleo se formem. Já o etanol pode ser produzido através da cana-de-açúcar, que mantém um ciclo de produção (corte e plantio), constituindo enormes plantações em todo o Brasil. Daí o porquê deste combustível ser tão importante em nosso país. A cana-de-açúcar não é a única fonte de Etanol, este pode ser produzido a partir de grãos (milho, soja), beterraba, entre outros. Aliás, esses são os recursos renováveis usados em países como os Estados Unidos por exemplo.

A importância do uso de biocombustíveis está em abaixar os níveis de monóxido de carbono (CO) liberados pela combustão incompleta da gasolina. CO é o gás causador da poluição fotoquímica, ele surge a partir da queima de combustíveis fósseis, sendo assim, o Etanol não entra na lista dos responsáveis pela emissão desse poluente.

Éter de Petróleo: é um líquido obtido na destilação do petróleo entre 35-90°C, constituído por hidrocarbonetos, geralmente alifáticos, de baixo peso molecular (pentano, hexano). A fração de alto poder de ebulição denomina-se ligroína.

A Benzina emprega-se como solvente e como extractante. Possui um caráter tóxico quando inalado causando câncer subcutâneo. Se ingerido, alcançando os alvéolos pulmonares, a morte torna-se um fato. Ao ser inalado pode trazer efeitos alucinógenos trazendo perda de equilíbrio, dilatação das pupilas e convulsões auditivas.

II- OBJETIVOS

Abordar o conceito geral de densidade e desenvolver uma técnica para medir densidade de líquidos, utilizando o método do picnômetro.

III- MATERIAIS

Vidrarias e equipamentos:

- Picnômetro de 50 mL

- Pipeta de 25 mL

- Pera

- Balança Analítica

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com