TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade Dos líquidos

Trabalho Escolar: Densidade Dos líquidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

QUÍMICA APLICADA: DENSIDADE DOS LÍQUIDOS

ÁGUAS CLARAS-DF.

2014

UNIPLAN – Centro Universitário do Planalto

QUÍMICA APLICADA: DENSIDADE DOS LÍQUIDOS

ÁGUAS CLARAS-DF.

2014

1. Introdução

Diz à história que Arquimedes (filósofo grego que viveu em Siracusa, sua cidade natal, de 287 a 212 a.C.), estava imerso numa banheira quando percebeu que o volume de água deslocado era proporcional ao volume do seu corpo, e que isso poderia ser usado para resolver o problema da coroa (O rei, desconfiado de ter sido enganado pelo ourives da cidades, ordenou a Arquimedes que descobrisse se realmente a coroa confeccionada era de ouro puro ou se havia prata em sua composição).

Então, Arquimedes sabia que para objetos de mesmo volume feitos de ouro ou de prata, o objeto de ouro pesa mais. Isso porque a densidade do ouro é maior que a da prata. Densidade de um corpo é a relação entre a sua massa (peso) e o seu volume, dada pela fórmula d=m/v. Arquimedes mergulhou a coroa do rei na água e mediu o volume deslocado. Percebeu, então, que se a coroa fosse toda de ouro ela teria um volume menor para o seu peso e que, portanto, havia prata na sua composição.·.

Densidade de um corpo é o quociente entre a massa e o volume desse corpo. A unidade SI para a densidade é o quilograma

por metro cúbico (kg/m³), porém é mais comum utilizarmos os submúltiplos g/cm³ ou g/ml.·.

A definição de massa específica é idêntica à de densidade, porém nós só a usamos quando nos referimos às substâncias, e não a objetos sólidos. Por isso, para líquidos e gases homogêneos, a densidade e massa específica podem ser sinônimas, pois nesses casos a isotropia está presente.·.

Picnometria e a junção do termo grego puknos(denso) com metron (medida), é utilizada para determinar a densidade e a massa específica de líquidos utilizando-se um picnômetro, que nada mais é do que um recipiente fabricado com material adequado e que tem o seu volume determinado com precisão.

Neste experimento se observará através de análises dos dados a serem coletados a massa específica da água destilada e da solução de sacarose. Massa específica que se difere da densidade por ser atributo de uma substância e não de um objeto. Outro ponto importante a ser notado é a temperatura, o procedimento será feito à 21º C. Deve-se lembrar de que a temperatura interfere na densidade das substâncias, pois a variação da mesma pode causar alteração no volume do corpo ou substância.

1.1. Objetivo do experimento

O experimento tem a finalidade de analisar a massa específica da água destilada e da solução de sacarose, verificando- se assim, se a adição da solução de sacarose na água influenciará na

massa específica da mesma.

1.2 Materiais e Reagentes

Picnômetro (100 ml)

Balança analítica

Termômetro

Piceta (250 ml)

Papel toalha.

2. Procedimentos

Seguindo orientação profissional, pegou-se o picnômetro e efetuou-se a secagem com uso de papel toalha para dar início no experimento, tarou-se a balança analítica com o peso do mesmo vazio. O termômetro foi usado para aferir a temperatura da água, em seguida preencheu-se o picnômetro com solução de sacarose e água destilada até a borda da tampa, através de balança analítica verificou-se o seu peso (cheio), este procedimento foi efetuado duas vezes para se obter para verificar desvio padrão.

Em uma segunda etapa repetiu-se todo o experimento desta vez somente com água destilada.

3. Resultados e Discussão

3.1. Cálculos:

Massa específica do líquido e desvio padrão.

Água destilada com solução de sacarose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com