TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade Em Situ

Trabalho Escolar: Densidade Em Situ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  594 Visualizações

A determinação da massa específica aparente do solo “in situ”, com emprego do frasco de areia. Aplica-se a solos de qualquer granulação, contendo ou não pedregulhos, que possam ser escavados com ferramentas de mão e cujos vazios naturais sejam suficientemente pequenos, de forma a evitar que a areia usada no ensaio penetre nos mesmos. O material que está sendo ensaiado deve ser suficientemente coesivo e firme, de modo que as paredes da cavidade a ser aberta permaneçam estáveis e as operações a serem realizadas não provoquem deformações na mesma. Não é aplicável quando as condições locais ensejarem a percolação de água para o interior da cavidade.

Na aplicação desta Norma é necessário consultar:

• ME-01 – Método de Ensaio – Preparação da amostra de solo para o ensaio normal de compactação e ensaios de caracterização, da PCR;

ara execução desse ensaio tem que ter sido coletado da camada após tratada (processo em que se coloca o material na umidade ótima e mistura para adquirir homogeneidade) e antes da compactação com rolos, uma amostra para ensaio de compactação no laboratório, afim de que possa ter a densidade máxima e umidade ótima do material.

- Verificar se foi feita a calibração da areia que vai ser usada no ensaio

- Colocar o frasco com o funil para baixo em cima de uma superfície plana e abrir o registro até que pare de descer a areia, pesar a areia que ficou na superfície, e anotar no frasco juntamente com a densidade da areia.

http://laborgeo.com.br/ensaio-de-solos?layout=edit&id=84

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com