TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento fiscal da empresa de contabilidade, com a ajuda do supervisor no campo da contabilidade tributária

Tese: Departamento fiscal da empresa de contabilidade, com a ajuda do supervisor no campo da contabilidade tributária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  6.535 Palavras (27 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 27

Introdução

Este trabalho é referente ao estagio supervisionado realizado no departamento fiscal de um escritório de contabilidade, com auxilio de um supervisor na área de escrita fiscal.

Neste estagio pode-se exercer a prática aliada à teoria aprendida na sala de aula, através do exercício do estágio obrigatório e supervisionado. Nele é descrito o setor de atuação da contabilidade e suas atuais condições no mercado de trabalho, descrição da empresa Douralex Contabilidade, onde foi desenvolvido o estagio e sua missão, apresentação e funcionograma de um departamento fiscal, as atividades que nele foram desenvolvidas e as dificuldades encontradas ao longo do estagio.

As rotinas realizadas nesse estagio foram: recepção e separação dos documentos fiscais, lançamento das notas fiscais em sistema, declaração do Iss, Gia, emissão da Dasn, Sped Fiscal e declaração da Das.

Estas atividades possibilitaram o aumento do conhecimento já adquirido em sala de aula, além de como já foi citado aqui, a prática de metodologias vistas somente na teoria.

1. Considerações sobre o setor de atuação da empresa

O escritório Douralex Contabilidade, atua na área contábil com abertura de empresas e consultoria tributária. Atualmente este setor encontra-se muito concorrido, pois além dos bacharéis em ciências contábeis existem os técnicos que basicamente exercem o mesmo trabalho. Mas apesar desta realidade os grandes escritórios se destacam pela sua capacidade em fornecer informações corretas e precisas a fim de solucionar ou atender as necessidades dos empresários e clientes.

As tradições nos serviços contábeis estão pautadas sempre com zelo e ética profissional. O escritório Douralex está em constante aperfeiçoamento e reciclagem de conhecimento, para levar aos clientes, informação de qualidade, segura e precisa.

A diferenciação do Douralex é que ele busca sempre manter foco no atendimento personalizado, com um trabalho de consultoria voltado a contabilidade gerencial e controle. Dentro de tais perspectivas buscam com estes recursos a aquisição de novos clientes voltados à resolução de seus problemas atuais voltados à Contabilidade e aplicação das técnicas personalizadas e diferenciação de atendimento.

O verdadeiro produto deste trabalho é a informação com qualidade, vinda através dos funcionários, sejam eles contadores ou auxiliares que diariamente são incentivados a estudar e a crescer profissionalmente através de cursos e palestras relacionadas à área da contabilidade.

2. A Empresa

A empresa Douralex Contabilidade Ltda., iniciou sua atividade em 21 de julho de 1987. Buscando sempre a informação com qualidade. A estrutura do escritório é dividida em três departamentos que são classificados como Departamento de pessoal, Departamento fiscal e Departamento Contábil.

Tem como princípios e valores: o respeito pelo ser humano, cliente como prioridade, profissionalismo, honestidade, pontualidade, ética e sigilo.

A empresa atua no segmento de consultoria e prestação de serviços contábeis, busca sempre manter foco no atendimento personalizado, tendo como diferencial a qualidade nos serviços prestados diante da concorrência, buscando assim a satisfação plena dos seus clientes.

Missão: Sua missão consiste em ter a contabilidade como ciência para o registro da variação patrimonial, prestando informações com qualidade para o melhor gerenciamento de seus recursos e compromissos com a organização e o planejamento, almejando sempre o sucesso e a satisfação do cliente.

3. Departamento de realização do estágio

O estágio foi desenvolvido no departamento fiscal do escritório Douralex Contabilidade com o auxílio de um supervisor na área de escrita fiscal, onde foram realizados todos os passos e etapas necessários para o fechamento de movimentação de empresas. O escritório atua na área contábil com abertura de empresas e consultoria tributária e está em constante aperfeiçoamento e reciclagem de conhecimento, para levar aos clientes, informação de qualidade, segura e precisa.

O termo Escrita Fiscal aplica-se na parte do serviço contábil responsável pelos tributos devidos, e denomina-se fiscal, pois os documentos pertencentes a este setor são de utilidade dos órgãos fiscalizadores do Governo, para verificar o cumprimento das obrigações legais e assim assegurar a Constituição federal, no art. 5º - II – “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei.” O departamento fiscal de um escritório de contabilidade controla, registra, informa e arquiva os documentos fiscais, tais como notas ficais de entrada e saída, prestação de serviço, e cupons fiscais que formalizam as aquisições e vendas de bens e serviços e confirmam a ocorrência dos fatos geradores dos impostos.

A ocorrência dos tributos deve ser documentada segundo a lei relativa a cada tributo. Esta documentação é exigida por um feixe de norma jurídica que estabelecem obrigações consideráveis como:

 À emissão de documentos fiscais específicos, como: Notas Fiscais, Romaneios, Conhecimento de Transporte etc.

 À entrega ou ao envio de demonstrativos Periódicos, e

 À escrituração de livros em periódicos diários, quinzenais, mensais, trimestrais etc. (FILHO, 2009.p.160).

4. Funcionograma do departamento

O departamento funciona com rotinas, pois tudo que se faz nele é cobrado através de prazos. Então todo mês a rotina se repete. Há uma data para realização de casa função e há datas previstas para a entrega das declarações. Caso não se cumpra essas datas são geradas multas para o escritório.

Os trabalhos realizados abrangeram desde o mais simples lançamento de notas fiscais de entrada e saída que é chamado de Escrita Fiscal até o fechamento de Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA), Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviço (SINTEGRA), Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), Declaração de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com