TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a contabilidade ajuda um gerente ou um contador a tomar decisões em uma empresa?

Tese: Como a contabilidade ajuda um gerente ou um contador a tomar decisões em uma empresa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1 (ALUNO)

Ler com atenção o Capitulo 1 do livro texto da disciplina e responda as seguintes perguntas:

1) Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

Resposta: A tomada de decisões é feita a partir dos processos de escolha, escolhas essas que devem ser analisadas a partir da coleta de dados.

Na verdade a contabilidade reúne todos os dados econômicos, os corrigindo monetariamente, fazendo os seus registros e calculando em forma de relatórios ou comunicados, o que de fato mostra todos os números atuais da empresa, o que contribuem excepcionalmente para mostrar os resultados, sendo eles negativos ou positivos, o que faz com que contribuam para a tomada de decisões dos gestores.

2) Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

Resposta: O contador tem a função básica de produzir informações para permitir que cada grupo principal de usuários faça a avaliação da situação econômica e financeira de uma respectiva entidade.

Ele coleta os dados, faz o registro e processamento dos mesmos, e no final produz relatórios.

Por sua vez o administrador, tem a missão de analisar esses dados, visualizando os números, e tomar as possíveis decisões.

O contador contabiliza os números, mostra a real situação da empresa, porem cabe ao administrador que tomada de decisões.

3) Das diferentes profissões que o contador pode atuar qual você escolheria e por quê?

Resposta: Eu escolheria a Auditoria.

Porque além de verificar a exatidão dos procedimentos contábeis, eu gostaria de ter a possibilidade de ser um profissional liberal, caso não quisesse adquirir vínculos somente com única empresa.

4) Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da contabilidade.

Desde o inicio da civilização pode-se perceber que de alguma forma a contabilidade foi aplicada, não com a exatidão dos números como é atualmente, mas através de gravuras ou escritas, o que já era um grande diferencial na tomada de decisões naquela época.

Desde que a contabilidade começou a existir, sabe-se que para se desenvolver até os dias atuais de hoje, ela necessitou de três elementos primordiais pra se aprimorar, são estes elementos: os números, a escrita e a existência da moeda. A partir desses elementos, pode-se desenvolver o estudo contábil de toda e qualquer pessoa física ou jurídica. Com base nessas informações, podemos dizer que a contabilidade sempre acompanha o desenvolvimento econômico de toda “pessoa” onde se aplica o estudo.

Esse instrumento chamado Contabilidade, é extremamente útil para a tomada de decisões dentro das organizações.

Nos dias atuais, a contabilidade faz parte do nosso cotidiano, mesmo não sendo realizada por um contador, porem sempre estamos sumarizando nossos gastos, ou receitas de alguma forma. Hoje a contabilidade é essencial no quesito Desenvolvimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com