TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamentos Comuns A Todas As Organizaçoes

Trabalho Escolar: Departamentos Comuns A Todas As Organizaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 6

2. INTRODUÇÃO

Com o crescimento organizacional surge a necessidade da divisão dos departamentos dentro das organizações, para que assim as mesmas possam ter uma melhor administração.

O desenho departamental constitui uma característica da estrutura da organização, os departamentos são áreas, divisões, setores, segmentos, nos quais um administrador tem autoridade e pode assim desempenhar de forma mais eficiente suas funções.

O Estudo da disciplina Teorias da Administração I é importante porque orienta o comportamento do profissional de administração.

Segundo STONER E FREEMAN (1999), existem quatro razões para se estudar as teorias administrativas:

 as teorias guiam as decisões da Administração.

 dão forma à nossa visão das organizações.

 nos conscientizam do ambiente empresarial.

 são uma fonte de novas ideias.

A disciplina representa a âncora para o entendimento, dos conteúdos profissionais da Administração, como, por exemplo, os de departamentalização.

3. JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA

O Tema escolhido pretende apresentar uma breve explicação a respeito do assunto Departamentalização. Quais os tipos, como são desenvolvidos e sua importância e implantação nos três níveis de organização: primeiro, segundo e terceiro setor. Com o desenvolvimento, pesquisas; por meio de internet, livros e artigos, esperamos alcançar um degrau a mais no conhecimento a respeito dos departamentos comuns a todas as organizações.

4. IMPORTÂNCIA DO TEMA PARA A FORMAÇÃO DO ADMINSTRADOR PÚBLICO

O estudo dos departamentos contribui de forma significativa para a formação do administrador público, trazendo um conhecimento dos tipos de departamentos e suas vantagens e desvantagens dentro da administração. E através desse conhecimento cabe a esse futuro administrador público buscar qual a melhor forma de implantar, monitorar como também ajudar a organização a desenvolver um departamento que não esteja funcionando de forma adequada.

5. REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 Os departamentos comuns a todas as organizações

O sucesso de uma organização seja ela do primeiro, segundo ou terceiro setor, em um contexto globalizado e intensamente competitivo de negócios e consequência de uma administração eficiente e eficaz. A partir do momento que as organizações crescem existe a necessidade da divisão de departamentos, para que assim possa ser bem administrada.

A divisão de departamentos comuns a todas as organizações pode ser classificada das seguintes formas:

 Funções;

 Produtos ou serviços;

 Localização Geográfica;

 Clientes;

 Fases do Processo;

 Projetos.

Para que possa ser compreendido de forma mais clara, é necessário que haja uma abordagem de cada departamento, descrevendo assim suas características, vantagens como também as desvantagens dentro do contexto organizacional.

5.2 Departamentalização Funcional

A organização cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função, ou seja, pessoas que possuam habilidades e conhecimentos similares, e que participam de tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

A departamentalização funcional tem diversas vantagens dentro das organizações, dentre elas podemos citar:

 A melhoria na coordenação entre departamentos, pois facilita a comunicação dentro de um departamento especifico, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico entre seus funcionários.

 O incentivo a especialização técnica dos funcionários, por oferecer crescimento aos profissionais em suas áreas de especialização.

O modelo Funcional também apresenta desvantagens, dentre elas:

 A limitação dos seus funcionários, como também dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas.

5.3 Departamentalização por Produtos ou Serviços

Departamentalização por produtos ou serviços e o agrupamento/divisão das atividades de acordo com seu produto ou serviço realizado.

A departamentalização por produtos é muito encontrada em empresas de larga escala, pois através dessa estrutura permite que a administração do topo delegue autoridade sobre funções relacionadas um determinado produto ou serviço, dentro de um grau de responsabilidade para cada administrador.

Esse tipo de departamentalização tem como principais vantagens para a organização:

 Facilita a coordenação entre departamentos, uma vez que a maior preocupação e o produto, tornando as atividades departamentais secundárias;

 A departamentalização por produtos facilitando a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos;

 Permite flexibilidade.

Porém o modelo de departamentalização por produtos, também apresenta suas desvantagens no contexto organizacional, dentre elas:

 Trazem elevados custos operacionais em situações que existe estabilidade ambiental e em organizações com poucos produtos diferentes ou linhas reduzidas de produtos;

 Ocorre redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho;

 Existe uma dificuldade na busca e/ou pedido de um determinado produto ou serviço, pois a distribuição é especializada em cada departamento;

 Demora no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com