TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De Gestão E Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Desafio De Gestão E Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

Desafio Disciplina Gestão do Conhecimento

A equipe deverá estudar os conceitos de conhecimento, de gestão do conhecimento, da espiral do conhecimento e suas etapas conforme apresentadas no Livro-Texto de Takeuchi e Nonaka, além de consultar outras fontes distintas (outros livros ou artigos sobre o tema) e produzir ao final um texto autoral de até 6 páginas.

Este desafio é importante para que você compreenda o que é gestão do conhecimento, como ela se dá na teoria e, principalmente, como ela é vista e aplicada na prática, nas organizações, para agregar valor à sua formação profissional e trazer uma visão ampla destes temas para você e para a organização em que você trabalha. Para isso, o desafio foi dividido em duas etapas.

Etapa n. 1

Confirmação da conceituação teórica PASSOS

Passo 1 - Escolha a sua equipe de trabalho, que deverá ter no mínimo 3 e no máximo 7 integrantes. Entregue ao professor-tutor os nomes, RA’s e e-mails dos alunos.

Passo 2 - Leia, para familiarizar-se com o conceito do conhecimento e da sua criação, os capítulos 1, 2 e 3 do PLT da disciplina. (Livro: TAKEUCHI E NONAKA. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. PLT 245).

Passo 3 - Anote os conceitos encontrados sobre conhecimento e sobre a espiral do conhecimento. Resuma as principais ideias e esteja preparado para discutir com outros colegas da equipe.

Passo 4 - Leia e faça anotações sobre o artigo do professor Marcelo Barbosa dos Santos, que tem o título: A Gestão do Conhecimento como prática corporativa geradora de vantagem competitiva sustentada. Oartigo trata da importância da Gestão do Conhecimento para as organizações e apresenta conceitos de outrosautores. Disponível em:

<http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_15/_marcelo_barbosa.pdf>.Acesso em: 07 mar. 2011.

Passo 5 - Leia e faça anotações sobre o artigo do professor Marcio Luis Carreira et al., que tem o título: Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem. O artigo trata da importância dos líderes cuja finalidade é proporcionar um ambiente para a criação de sistemas e reflexão, e estimular a capacidade de trazer à luz e discutir os vários modelos mentais, desenvolver a inteligência coletiva da organização e criar condições para que ela funcione. Disponível em:

<http://www.sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/795/641>. Acesso em: 07 mar. 2011.

Passo 6 - Pesquise na biblioteca da faculdade, na internet ou em outro local, livros, capítulos, artigos em revistas técnicas, filmes e palestras em vídeo que tratem do tema gestão do conhecimento, para conhecer a visão de outros autores além de Takeuchi e Nonaka. Como dica, você pode localizar no Plano de Ensino da disciplina uma lista de livros complementares. Existem também outros nomes ligados ao tema como Stewart, Davenport, Prusak, Drucker, dentre outros. Mas o grupo está livre para procurar outros autores. Encontre pelo menos dois textos que tratem sobre esse assunto.

Passo 7 - Faça anotações e leve para discussão com o grupo.

Etapa n.o 2

Aplicação da Gestão do Conhecimento na organização

PASSOS

Passo 1 - Assista ao vídeo e faça anotações das considerações do professor e consultor Waldez Luiz Ludwig em que ele fala sobre a aprendizagem como um processo importante para as empresas. (Tempo: 2 min. 13 seg.) Está disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Qsm4YrgnWUU>. Acesso em: 08 mar. 2011.

Passo 2 - Leia e faça anotações sobre a breve notícia disponível no site da Revista Exame, de Hamilton dos Santos, que fala sobre o tema Gestão do Conhecimento e sua importância no Brasil, com destaque para São Paulo.

Notícia: A bolha da vez. São Paulo é o Vale do Silício da gestão do conhecimento.

Disponível em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/a-bolha-da-vez-m0030070>. Acesso em: 08 mar. 2011.

Passo 3 - Leia e faça anotações sobre o artigo de Peter Drucker publicado na revista Exame em 2002. Artigo:

Eles não são empregados, são pessoas. Duas tendências estão mudando rapidamente a forma como as empresas administram talentos. E elas podem representar uma grande ameaça à sua maior vantagem competitiva.

Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0764/noticias/eles nao-sao-empregados-saopessoas-m0052113>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com