TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os desafios que as empresas brasileiras enfrentam na criação de novos conhecimentos

Artigo: Quais são os desafios que as empresas brasileiras enfrentam na criação de novos conhecimentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Artigo  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Gestão do Conhecimento (AVA)

Unidade: Faculdade Anhanguera de Jacareí

Trabalho:

“Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?”

A gestão do conhecimento é uma gestão que valoriza o capital intelectual dentro das organizações, que faz com que a empresa consiga sempre inovar em produtos ou serviços que conquiste os consumidores e o mercado que ela atua.

A maior dificuldade que encontrei nas pesquisas com certeza, é a falta de coragem e medo da mudança, muitos da alta direção das empresas brasileiras vivem ainda num mundo com a cultura industrial, onde o que sempre foi valorizado era a mão de obra, o trabalho braçal, os próprios diretores com esse pensamento não valorizando o conhecimento dos colaboradores, faz com que seus funcionários resistam a essas mudanças nos paradigmas da organização, dificultando assim o todo o processo produtivo. E hoje com o passar dos anos, essas empresas vem sofrendo com a competividade das empresas estrangeiras, que já tem há muitos anos a cultura de gestão do conhecimento implantada e que ganham o mercado brasileiro pouco a pouco. Com isso estão correndo atrás, tentando transformar a cultura organizacional da “noite pro dia”.

Estudos mostram que toda mudança gera medo, desconforto e resistência, por isso essa mudança organizacional deve ser praticada, com treinamentos, desenvolvimento, cursos, palestras, motivação, e desenvolver o conhecimento tácito de cada colaborador a ajudar a criação do conhecimento explícito dentro da organização, criando check-lists, ambientes ba, processos de produção e atendimento, ordem de serviço, entre outros. Ocasionando o crescimento da organização como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com