TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio E Projetos

Dissertações: Desafio E Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

1 DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS

Para que uma empresa alcance seus objetivos nesse mercado cada vez mais competitivo e globalizado, o importante é manter o foco nas estratégias, fazendo ajustes quando necessário. Consultando nosso livro didático e demais referencias bibliográficas, faça uma pesquisa sobre os tópicos a seguir:

1) Explique e dê exemplos sobre as cinco fases do projeto.

1ª Iniciação: – fase de identificação das necessidades, da viabilidade, orçamento e cronogramas, equipe que irá trabalhar e a proposta. É a fase onde se inicia oficialmente através do Termo de Abertura.

2ª Planejamento: Fase onde é feita os estudos , análises, recursos e o detalhamento do plano.

3ª Execução: Execução dos planos do projeto, coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano.

4ª Controle: Monitoramento, controle e modificações. Garantem que os objetivos do projeto são alcançados através do monitoramento e medição regular do processo, de modo que ações corretivas possam ser tomadas necessárias.

5ª Finalização: Aceitação formal do projeto ( com verificação de escopo) ou fases para sua finalização.

2) Para se obter um bom desempenho no gerenciamento do projeto, o gerente de projeto deve dominar um conjunto de conhecimentos técnicos envolvendo nove áreas especificas e que são aplicadas ao longo do projeto. Explique e dê exemplos das noves áreas de conhecimento do projeto.

1ª Gestão de Integração do Projeto: Processos que integram todas as áreas mencionadas. Identificam, definem, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto.

2ª Gestão de Escopo: Conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças.

3ª Gestão de Tempo: Descreve os processos relativos ao termino do projeto no prazo correto.

4ª Gestão de Custos: Descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa de gastos e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do budget aprovado.

5ª Gestão da Qualidade: Garante que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.

6ª Gestão de Recursos Humanos: Descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.

7ª Gestão da Comunicação: Refere-se aos processos relativos a geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada.

8ª Gestão de Riscos: Conjunto de ações para identificar, medir e tratar os riscos de forma a minimizar os impactos no sucesso do projeto.

9ª Gestão de Aquisição: Planejar e realizar concorrência para compra de produtos e serviços e administrar o contrato até seu encerramento.

SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGISTICA

Muitas empresas pensam na localização de seus negócios apenas por conveniência, ou por julgar subjetivamente que tal localização seria um ponto estratégico para a empresa. É verdade, porém, que a área de produção e logística sugere métodos para localização industrial, que podem ser facilmente adaptados para qualquer tipo de empresa, observando se, para tais organizações, é melhor estar próximo do fornecedor ou do cliente, ou ainda de ambos, entre outras variáveis que devem ser analisadas. Para compreender um pouco mais sobre os métodos de localização de empresas, realize pesquisas bibliográficas em livro de produção e logística que suscitem o assunto:

1) As variáveis que os administradores precisam levantar para tomar a decisão de localizar uma empresa e os métodos e técnicas de localização.

2) O Planejamento da Capacidade da Empresa Instalada. Escolher um local para supostamente instalar uma empresa. O local pode ser a sua cidade. Pensar na quantidade de recursos (humanos, tecnológicos, materiais, suprimentos, etc.)

3) A previsão de demanda. Pensando na empresa localizada estrategicamente e com a capacidade de produção prevista. Deve-se analisar se haverá demanda para tal consumo.

TERCEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGOCIOS

A maioria das empresas inicia suas atividades a partir de ações empreendedoras nas quais pessoas identificam oportunidades e vão em busca de seus sonhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com