TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sobre Temática Em Relação Aos Desafios Cotidianos Da Prática Docente

Trabalho Universitário: Projeto Sobre Temática Em Relação Aos Desafios Cotidianos Da Prática Docente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 A importância do estágio

O estagiário deverá aproveitar este momento para tentar relacionar as teorias aprendidas durante seu curso com a realidade vivida nas escolas, esta experiência servirá como uma espécie de transição de aluno para professor onde o acadêmico passa a ver a docência de maneira mais real e próxima, é como se saísse da adolescência para a vida adulta.

Sendo assim, a importância do estágio está no amadurecimento que o aluno tem com o contato prático com a sala de aula e com a experiência que este lhe proporcionará.

“Pode-se dizer que, apesar de ainda imperar no tecido social uma atitude ‘corretiva’ e preconceituosa em relação às formas não canônicas de expressão lingüística, as propostas de transformação do ensino de Língua Portuguesa consolidaram-se em práticas de ensino em que tanto o ponto de partida quanto o ponto de chegada é o uso da linguagem. Pode-se dizer que hoje é praticamente consensual que as práticas devem partir do uso possível aos alunos para permitir a conquista de novas habilidades lingüísticas, particularmente daquelas associadas aos padrões da escrita...” (PCN de língua portuguesa 1998 p. 18)

1.3 Língua, literatura e produção textual

Embora se fale muito em estudo da língua em conjunto com a literatura e produções de textos, o que se pode observar é que estas são matérias que vem sendo trabalhadas de forma desvinculada. A prova disso é que os conteúdos gramaticais são trabalhados ainda no primeiro grau e a literatura entra no currículo apenas das séries do segundo grau.

A impressão que se tem é que a literatura, por sua vez, é “apresentada” para o aluno apenas com a intenção de prepará-lo para o vestibular, em geral são obras clássicas, que parecem desagradáveis aos olhos dos alunos, justamente pela falta de familiarização e por serem, de certa forma, obrigatórias para quem possui interesse de ingressar em uma universidade.

Um ponto positivo é que hoje em dia vêm-se buscando uma forma de reverter esse quadro, muitos professores embora ainda não saibam exatamente a forma mais adequada, vêm buscando a integração entre gramática e texto, assim, o beneficio não fica em torno apenas da escrita ou do gosto pela leitura, mas torna-se global, no sentido de que o aluno passa a compreender melhor os textos ao passo que aprendem conseqüentemente interpretar de forma mais adequada o que lêem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com