TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 2Bim

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

O presente trabalho é sobre a resolução dos problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de otimizar os resultados da empresa INOXEL. A empresa em questão não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, portanto o objetivo do trabalho é aplicar um “ Modelo de Excelência da Gestão “ para melhoria nos processos da mesma.

A empresa não possui nenhuma certificação de qualidade e está sendo cobrada por isso por parte dos seus clientes para que continue como fornecedora.

Para concretizar a proposta de organizar um sistema de gestão de qualidade, com preocupação de uma gestão ambiental e responsabilidade social, respeitando as características da INOXEL, minha empresa foi contratada.

Passo 1:

Modelo de Excelência da Gestão

O Modelo de Excelência da Gestão é um dos modelos mais utilizados no Brasil, ele expressa conceitos reconhecidos internacionalmente e se traduz em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.

Ele expressa conceitos reconhecidos internacionalmente que se baseia em fundamentos de pensamentos sistêmicos, aprendizado organizacional, cultura, inovação, mensura os resultados do negócio de forma objetiva, uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial. Esses fundamentos quando aplicados, trazem melhorias para os produtos e processos, reduz custos e aumenta a produtividade, tornando a empresa mais competitiva.

O que pode ser utilizado na INOXEL?

A princípio a empresa não se preocupava com alguns quesitos importantes referentes à gestão de qualidade da empresa, mas devido a exigências por parte dos seus grandes clientes ela constatou que para continuar como referência no marcado teria que adequar as mudanças. Para que isso fosse possível a INOXEL utilizou critérios e fundamentos baseados no modelo sistêmico inspirado no cliclo do PDCL ( Plan, Do, Check, Lern ) para planejar e executar ações e melhorias de processos, estimular os colaboradores a fazer cada dia melhor sua função e rever suas práticas com naturalidade e confiança.

Aprender continuamente é o principal objetivo de PCDL, o que gera crescimento organizacional pelo conhecimento gerado, guardado e reaplicado.

Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

Um dos critérios a ser trabalhado é a liderança, pois o líder é a principal ligação entre gestores e operários, sendo assim, para que o andamento da empresa seja favorável, é necessário que o líder seja bem instruído e consiga bons resultados no desempenho da equipe que ele vem trabalhando, Para isso é importante que ele incentive a equipe e preserve sempre a harmonia da mesma. È necessário que o líder tenha qualidades pessoais como caráter, para que haja uma base ética exemplar, mesmo em situações adversas ao ambiente de trabalho, possua coragem e honestidade, além de grande capacidade de comunicação.

Como a empresa não possui certificações é importante obter a ISO para ter um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores e se adequar as exigências do mercado, principalmente a ISO 14001, que diz respeito a Gestão Ambiental, pois a INOXEL trata-se de uma caldeireira industrial e possui impactos na natureza com resíduos sólidos provenientes do aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas.

O objetivo da ISO 14001 é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição, através do adequado gerenciamento de seus impactos ambientais.

Ferramentas de Gestão:

Utilizar as técnicas e ferramentas da qualidade podem auxiliar a INOXEL a ganhar o mercado e ter clientes fiéis. Deve-se pensar nos vários aspectos e não somente no lucro. A ferramenta mais utilizada e que seria indicado para a empresa em questão é o PDCA ( Plan, Do Check, Act ). Esse é um processo fundamental do processo de melhoramento e qualidade. Primeiramente se usa o planejar, que consiste em estabelecer metas, objetivos e modelos de desempenho, rotinas, etc. Em segundo lugar vem o fazer: medir o desempenho real. A próxima etapa é o verificar, onde o indivíduo fará um balanço entre os objetivos e o desempenho e determinará a diferença deles. Por último vem o agir: executar tudo e aperfeiçoar sem esbanjar.

Essas técnicas são necessárias para agradar o cliente, uma vez que na gestão de qualidade a preocupação não é apenas com a produção, mas com a qualidade e o grupo INOXEL conta com uma ampla gama de clientes com um nível de exigência alto, portanto necessita do aprimoramento constante do serviço e no bom relacionamento com o cliente.

Passo 2:

Ações de sustentabilidade sugeridas para INOXEL, visando adequar o impacto ambiental de sua atividade:

IMPACTOS AMBIENTAIS

MEDIDAS PARA ADEQUAR O IMPACTO

CUSTO/BENEFÍCIO

Soldagem: causa poluição atmosférica com a emissão de gases e fumaça, Além disso contamina o solo com resíduos sólidos.

Uso de procedimentos documentados, pessoal capacitado, gestão de fornecedores e prestadores de serviço, armazenamento adequado dos resíduos

Com a contratação de pessoal qualificado reduz o erro e/ou desperdício. O armazenamento adequado dos resíduos e o trabalho de parceria com prestadores de serviços reduz a possibilidade de acidentes ambientais.

Conformação: causa calor, aquecimento térmico. Podendo também ocorrer vazamento de produtos e resíduos químicos, contaminando solo, água e ar.

Uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com