TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Anhanguera Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade

Trabalho Universitário: Desafio Profissional Anhanguera Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  11.075 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE MATEMÁTICA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

NOME COMPLETO DO ALUNO: CELSO JOSÉ GONÇALVES - RA 8743983276:

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Renata M. Schmidt.

SÃO PAULO/CAMPO LIMPO

2014

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a diversidade cultural e o multiculturalismo na sociedade brasileira, que é constituída de pluralidade de identidades, raças, de gênero, de religiões, classes sociais, costumes e manifestações culturais típicas. Apresentaremos no decorrer deste trabalho, a interpretação da LDB, PCN, DCN e RCN relacionado a diversidade e multiculturalismo. Exemplificaremos um exemplo, que é a Comemoração do dia dos Pais/Mães da escola Paulo Freire, e através da interpretação de um vídeo do evento realizado na escola, mostraremos como podemos usar imagens para trabalhar o multiculturalismo e diversidade. Não nascemos prontos para a vida, precisamos de cuidados, ensinamentos e orientações para nos tornarmos humanos, e é através do convívio com outras pessoas e culturas que formamos nossa personalidade, nossos planos de vida e nossos sentimentos e desejos. Toda cultura cria modos de viver coletivamente, de organizar-se politicamente e relacionar-se com o meio em que vive. Todos os povos desenvolvem linguagens, aptidões artísticas e religiosas, valores morais, vestuários e etc. A pluralidade cultural é um acúmulo de experiências humanas e que é patrimônio de todos, pois enriquece nossas vidas e nos ensina diferentes maneiras de conviver socialmente e criar o nosso futuro.

Desenvolvimento

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) A partir desta lei pretende-se instituir a melhor forma de abordar as questões de diversidades em sala de aula, não somente tratando das culturas afro-brasileira e indígena, mas como também contemplando todo tipo de diferença, de certa forma, influencia na formação e toca no cotidiano da cultura brasileira.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN) Pluralidade Cultural é um dos temas propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC).

O desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem a população brasileira e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Propõe respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional, lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos. Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Este documento complementa o debate sobre a implementação da LDB alterada pela lei 10.639/2003 na educação básica. Constituído por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ele traz ao conhecimento os marcos legais das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro- Brasileira e Africana, o sistema escolar foi escolhido como ferramenta para mudar a imagem social do negro a longo prazo, educar a todos para que conheçam, respeitem e valorizem uma das raízes fundadoras de sua cultura e nacionalidade, a africana.

Os sistemas de ensino e as escolas de diferentes níveis da educação são espaços necessários e competentes para combater o racismo e discriminações.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. Este documento traz todas as referências e orientações pedagógicas para a implementação de práticas educativas de qualidade que promovam as condições necessárias para o desenvolvimento integral e de cidadania das crianças.

Considerando as características afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, devemos oferecer experiências que contribuam para construção da cidadania, a criança tem direito de viver experiências prazerosas nas instituições sempre respeitando pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, sendo que o referencial traz uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá auxiliar na elaboração ou implementação de programas e currículos de acordo com a realidade de cada grupo, o professor tem a tarefa de individualizar as situações de aprendizagem às crianças, e levar em consideração suas capacidades, afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como seus conhecimentos socioculturais já adquiridos, devemos considerar as diferenças entre as crianças e propiciar uma educação baseada em condições diversas de aprendizagem e desenvolvimento respeitando a cada uma em seu aspecto global.

A pluralidade cultural, isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes, valores etc. O trabalho com a diversidade e o convívio com a diferenças possibilitam a ampliação de horizontes tanto para o professor quanto para a criança. Isto porque permite a conscientização de que a realidade de cada um é apenas parte de um universo maior que oferece múltipla escolhas. Assumir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com