TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional INOXEL

Casos: Desafio Profissional INOXEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  3.541 Palavras (15 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 15

Dados da Empresa

Em 1992 deu-se a criação da empresa RER - Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves. Em 2001, deu-se a criação da empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-se a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXEL, tendo sua sede em Jundiaí (São Paulo/SP).

Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades em vários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupo conta com uma ampla gama de clientes, dentre eles: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros. A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas e etc. A empresa se destaca na produção dos seguintes produtos e serviços:

- Caldeiraria industrial.

- Estruturas metálicas.

- Vasos de pressão e Tanques estacionários.

- Silos, Chaminés e Ciclones.

- Filtros manga.

- Plataformas e Escadas.

- Tubos, Dutos, Curvas e Bifurcações.

- Grades, Stop-log e Comportas.

- Montagens industriais.

- Produtos e equipamentos sob projeto.

- Lavadores Industriais.

- Lavadores de Gases.

- Equipamentos para empresas automobilísticas.

- Lavadores.

- Túneis.

- Tanques.

Princípios Básicos

Seus princípios estão alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.

Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano.

Trata-se de uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores, oferecendo a eles várias formas de benefícios.

Ponto Negativo

Ate o momento a INOXEL sempre acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado seria suficiente para desenvolver bons projetos e manter sua clientela satisfeita, mas não esta sendo assim, a cobrança dos clientes tem sido constante.

Um dos motivos que levou a empresa a contratar nossos serviços, vem sendo a sugestão de alguns de seus maiores clientes para que busque certificações de qualidade (como ISO), para que continuem sendo seus fornecedores.

Implantação da Gestão da Qualidade

Após analise detalhada da empresa, chegamos à conclusão da necessidade de implantação de um programa de gestão de qualidade. Antes de tudo a qualidade dos produtos não deve ser vista como um diferencial, mas como uma condição básica que vai nos manter no mercado. De acordo com o site http://www.infoescola.com/administracao_/principios-da-gestao-da-qualidade/ gestão da qualidade pode ser definida para qualquer função que possa controlar uma organização, no sentido de durabilidade, melhoria do produto e total satisfação dos clientes. O foco de qualquer organização tem que estar direcionado à satisfação do cliente. É muito importante adotar a gestão de qualidade nas empresas, principalmente porque possui uma visão sistêmica e a mesma controla os resultados.

“Para Juran (2002) há muitas definições de qualidade, mas destaca duas principais:

Características dos produtos - quanto melhores as características do produto, mais alta sua qualidade:

Ausência de deficiência – aos olhos dos clientes quanto menos deficiência, melhor a qualidade.” (FRANCO, 2011, pág.68).

Segundo FRANCO, 2011. “Já Paladini (2000) afirma que, como a questão da qualidade faz parte do dia a dia das pessoas, torna-se difícil definir seu significado com precisão.”

Porem sabe-se que hoje a qualidade é uma exigência do mercado, e dentro de uma organização existem hoje inúmeras tipos de estratégias e ferramentas úteis na gestão de qualidade.

Ferramentas de Gestão de qualidade

Trilogia de Qualidade de Juran - Além de ser útil para qualidade também pode ser usado em qualquer área. A Trilogia se baseia em três passos:

- Planejamento da Qualidade, neste processo é estabelecido metas e controle.

- Controle da Qualidade, aqui entram os processos, e tratam da execução dos planos.

- Melhoramento da Qualidade, esta etapa se preocupa em elevar o nível de qualidade.

Ciclo de PDCA – Também conhecido como ciclo de Deming, esta ferramenta tem como princípio tornar os processos mais claros e ágeis e divide-se em quatro passos: planejar, em seguida executar o que foi planejado, após isso vem a checagem onde se verifica se foi feito o que foi planejado e finalmente é feito uma ação para corrigir e minimizar os possíveis erros.

Figura 1: Fonte: http://www.sobreadministracao.com/wp-content/uploads/2011/06/ciclo-pdca.jpg

Histograma – Esta é uma ferramenta muito usada em estudos de qualidade. Sempre que falamos de um evento e da frequência desse evento podemos representar os resultados em um gráfico chamado histograma, que nada mais é do que um diagrama de distribuição de frequências. Neste gráfico agrupamos dados que são representados por um retângulo, a base é o intervalo e a altura é a frequência que aparecem.

Figura 2: Fonte: http://citisystems.com.br/wp-content/uploads/2012/12/histograma-industria.png

Princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com