TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional inoxel

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  1.853 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este desafio visa apresentar uma proposta para resolver questões de gestão e melhoria dos processos produtivos, criar um sistema de gestão ambiental, a fim de otimizar resultados na empresa INOXEL, que é uma caldeiraria industrial, com quase 10 anos de atuação no mercado, oriunda da fusão de outras duas empresas: RER – Caldeiraria e MHI – Estruturas Metálicas, com sede na cidade de Jundiaí-SP e mais 05 filiais espalhadas pelo Brasil e que tem grandes empresas como clientes.

Tem-se que ela não possui nenhuma certificação de qualidade, o que vem sendo objeto de cobrança de seus clientes para que continue como fornecedora.

O Grupo acredita que o controle é a melhor ferramenta de gestão e tem na qualidade, no atendimento diferenciado e aprimoramento constante do serviço e relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros, o alicerce de sua gestão.

Para efetuar a proposta de organizar um sistema de gestão de qualidade, com preocupação de uma gestão ambiental e responsabilidade social, respeitando as características da empresa, minha empresa de consultoria foi contratada.

PASSO 1

Modelo de Excelência da Gestão

O Modelo de Excelência da Gestão é o principal modelo de referência hoje no Brasil, que se baseia em fundamentos de pensamento sistêmico, aprendizado organizacional, cultura e inovação, liderança e constância de propósitos, orientação por processos e informações, visão do futuro, geração de valor, valorização de pessoas, conhecimento sobre o cliente e o mercado, desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social. Esses fundamentos quando aplicados, trazem melhorias para os produtos e processos, reduz custos e aumenta a produtividade, tornando a empresa mais competitiva.

Ele permite que os vários elementos de uma organização possam ser implementados e avaliados em conjunto. Considera que interagem de forma harmônica e balanceada nas estratégias e resultados. Proporciona um referencial para a gestão das organizações.

- O que pode ser utilizado na INOXEL?

Visto que, segundo o contexto, a empresa não tem um sistema de qualidade, pode ser utilizado na INOXEL o ciclo PDCA (Plan Do Check Act), que irá determinar como proceder melhoria contínua dos produtos. Planejar estabelecendo metas de controle e como irá atingí-las. Executar as tarefas planejadas e coletar dados para verificar o processo. Verificar de acordo com os dados coletados se o planejado foi alcançado. Atuar corretivamente quanto aos erros cometidos, para que não voltem a acontecer.

Indicamos para a INOXEL, a ferramenta Balanced Scorecard (BSC) que é uma ferramenta importante para ajudar a empresa a traduzir em ações sua visão e estratégia. Os funcionários podem julgar suas ações, segundo as estratégias, fazendo da BSC também uma ferramenta de comunicação e motivação. Ela vê a empresa a partir de quatro ângulos: financeiro, clientes, processos internos e aprendizado e renovação. Mede o desempenho operacional da empresa. Parte da capacitação estratégica dos funcionários, treinando-os e equipando-os, levando a melhoria de qualidade de fabricação, com um programa de Qualidade Total, visando a satisfação do cliente com qualidade de produto e controle da mesma, aumentando receitas e lucros, com redução de desperdícios, fazendo a empresa crescer.

- Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

Podem ser trabalhados na INOXEL critérios como: planejamento, organização, controle e liderança.

Para isso utilizaremos o Modelo de Gestão de Qualidade Total (TQM), que agrega valores e qualidade a todos os processos organizacionais.

O Modelo tem como foco o cliente, trabalho em equipe em toda a organização, decisões baseadas em fatos e dados, busca constante da solução de problemas e diminuição de erros. Valoriza o ser humano, reconhecendo sua capacidade de resolver problemas. Faz crescer a satisfação e confiança dos consumidores, estimula o crescimento da produtividade, minimiza os custos internos, proporciona melhorias contínuas aos processos e produtos. Permite acessar cada vez mais mercados de modo eficaz.

- Considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?

Levando-se em conta que o grupo acredita que o controle é a melhor e única ferramenta de gestão que funciona, sugerimos a utilização de um Sistema de Informações Gerencias, que é um sistema que fornece as informações necessárias para gerenciar com eficácia a empresa. Gera produtos de informação que apóiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e resulta da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, auxiliando a empresa a atingir as suas metas. O ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) é a ferramenta indicada, pois facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa. Esse sistema proporciona forte interação de informações e simplifica processos de negócio para tornar a empresa eficiente e eficaz.

PASSO 2

Analisando a empresa INOXEL, que é uma caldeiraria industrial com duas modalidades: leve e pesada, onde tem funções como reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, serviços de calandragem, e utiliza aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas, vimos que causam vários impactos ambientais com sua atividade, verificamos:

Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização Medidas sugeridas para adequar esse impacto Custo/Beneficio

Alteração de qualidade do ar por gases e fumaças de soldagem Manutenção de maquinário e implementação de filtros de chaminés das caldeiras Médio / Melhora da qualidade do ar.

Contaminação do solo por manutenção mecânica/ derrame de lubrificante, óleo e graxa Recolher resíduos e destinar a locais adequados de reciclagem dos mesmos Médio / auxilia na preservação do solo

Conformação de calor, aquecimento térmico/ soldas Utilizar resfriamento ambiente Médio / Diminuição do aquecimento térmico.

Esgotamento dos recursos naturais / utilização de água e energia elétrica Utilizar recursos renováveis, que podem durar mais tempo ou requisitar menor extração do meio/ utilizar racionalmente Médio / Preservação dos recursos naturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com