TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio pira

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANHANGUERA 

          ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS






ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO




SELVINO PADILHA MACHADO

RA: 2846249755





DESAFIO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE SUCESSÃO PARA A EMPRESA DE BEBIDAS PIRA







TUTOR: PROF CARLOS STEIN

PORTO ALEGRE, 21 DE SETEMBRO DE 2015





                           

SUMÁRIO

1.RESUMO..................................................................................................03
2.INTRODUÇÃO................................................................................... ......04
3.JUSTIFICATIVA............................................................................ ...........05
4.DESENVOLVIMENTO..............................................................................06
5.ORGANOGRAMA.....................................................................................09
6.CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................10








1-RESUMO

Este artigo desafio pretende após estudo oferecer uma solução no processo de sucessão da empresa de bebidas Pira. A empresa teve início com a fabricação de cachaça, sendo esta fundada pelo senhor João em 1956.

 Desde então houve a expansão da empresa, vindo a se tornar indústria de cachaça e conhaque Pira, a qual nos dias atuais se tornou referência no ramo de bebidas alcóolicas em âmbito nacional.
Atualmente a empresa conta com 138 colaboradores, sendo que a administração geral se dá pelo proprietário, Senhor João. A base do desafio está na situação em que Senhor João deseja se aposentar, anunciando então que deixará a empresa sob o comando de seus dois filhos. Portanto o desafio busca encontrar uma solução para a escolha da sucessão uma vez que ambos os filhos não possuem qualificação administrativa, apenas conhecem a empresa, pois sempre trabalharam em quase todos os setores.


 

2-INTRODUÇÃO



O presente desafio tem por objetivo apresentar solução para os problemas encontrados na troca da esfera administrativa da Empresa de Bebidas Alcoólicas Pira. Fundada no ano de 1965, na região metropolitana de São Paulo, pelo senhor João, este vindo do Nordeste para São Paulo em 1956 buscando oportunidade de trabalho. A empresa Bebidas Alcóolicas Pira teve iniciou com apenas um alambique produzindo cachaça e depois se expandiu vindo hoje há ser uma indústria reconhecida nacionalmente pela qualidade de seus produtos. Ainda sobre a empresa retrata-se o caráter familiar no qual a empresa é administrada pelo proprietário e seus dois filhos Paulo e Iran. A proposta do desafio encontra-se onde a empresa está em processo de troca da esfera administrativa, devido à aposentadoria declarada pelo senhor João, no entanto seus filhos apenas receberam e acataram ordens do pai, trabalhando em quase todos os setores da empresa. Nesta condição é solicitada a apresentação de uma solução para que a empresa não sofra perdas em sua troca administrativa, já que a mesma é necessária e inevitável.


 









3-JUSTIFICATIVA

O artigo em questão apresenta uma solução possível para o desafio proposto, o qual se dá em um processo de sucessão administrativa da Indústria de Bebidas Alcóolicas Pira, cujo o pai, fundador e administrador atual opta pela aposentadoria, deixando seus herdeiros Paulo e Iran na empresa. O objetivo se dá em apresentar alternativas para sucessão uma vez que Pulo e Iran conhecem as diferentes áreas da empresa, mas não possuem qualificação adequada para a sucessão do Senhor João. De que forma deverá ser feito o processo de sucessão e a quem deverá ser confiado o cargo?







4-DESENVOLVIMENTO


Paulo e Iran, por sua vez optaram pela contratação de uma empresa de consultoria empresarial, ainda na inexistência de um prazo definido para a deixada da empresa por parte do administrador atual. A empresa deve apresentar um levantamento da situação da empresa e direcionar os passos a serem seguidos, para que o evento da sucessão se dê da forma que melhor venha a beneficiar a empresa, zelando pela referência em qualidade dos produtos oferecidos pela mesma. 
A empresa de consultoria contratada deu início ao trabalho traçando o perfil da empresa e dos gestores para assim sugerir ações a serem implementadas visando as mudanças na estrutura gerencial. Apresentou uma tabela avaliativa das competências e habilidades, de Paulo e Iran, candidatos ao cargo de gerente na sucessão da empresa.
Como parâmetros para avaliação dos candidatos foram utilizados os seguintes quesitos:




Como resultado da avaliação constataram alguns pontos deficitários, nos quais alguns itens deverão ser aprimorados para alcançar o perfil desejado para a ocupação do cargo. 
Tanto Iran quanto Paulo apresentou conhecimento satisfatório. No quesito habilidade ambos exerceram pontuação satisfatória tendo Paulo vantagem sobre Iran, vantagem devida ao maior interesse pelo processo administrativo. No entanto a capacidade de julgamento de Paulo é limitada quando comparada a de Iran, contando como vantagem sobre Paulo Iran também se destaca em sua capacidade de comunicação e transferência de informações.
Para manterem-se no mercado as empresas estão constantemente se defrontando com exigências e desafios de mudanças, as quais se podem classificar como: mudanças físicas, lógico, estrutural e comportamental.
Analisando a forma física da empresa Pira, esta apresenta resultados positivos, pois faz uso de tecnologias atuais, como máquinas modernas, espaço adequado entre outros fatores físicos da empresa.
Na forma lógica, a empresa conta com missão, valores, visões e princípios bem definidos, os quais são capazes de atribuir conhecido nome à indústria.
A estrutura empresarial encontra-se em desalinho, uma vez que não temos pessoa definida para ocupar a cabeça administrativa da empresa, após a aposentadoria do Senhor João. 
Em referência a situação comportamental, apresenta-se resistência por parte do quadro de colaboradores que temem a sucessão por parte de Paulo ou Iran, devido à qualificação deficitária de ambos, insuficiente à ocupação do cargo.
A empresa tem como visão o conhecimento das diversas áreas da empresa por parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com