TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios No âmbito Educacional

Artigo: Desafios No âmbito Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Desafios no âmbito educacional

A educação é de suma importância no processo de formação do ser humano e na construção da cidadania, propiciando condições de atuar firmemente no cumprimento de seus direitos e deveres. No entanto, o texto abordado, apresenta em seu início questionamento referente à aprendizagem, que esta não se encontra apenas entre professor e aluno, ou muito menos num acúmulo de conteúdos. Já que o sucesso de aprendizagem não pode ser restrito apenas a um único professor na escola, ou seja, o progresso está relacionado ao compromisso desta escola em desempenhar seus projetos que visam uma aprendizagem de qualidade. Pois o educador acompanha o aluno no desenvolvimento de suas habilidades e na realização das atividades e desempenho das mesmas, sendo que, a aprendizagem ocorre através do processo da interação do indivíduo com o objeto, do conhecimento o qual oferece oportunidade de refletir, analisar, levantar hipóteses, busca de informações e troca de experiências.

Partindo do referido pressuposto, a escola precisa sistematicamente elaborar questionamentos que conduzirá uma compreensão ampla do que será proposto aos alunos. Tal procedimento é essencial para o êxito do trabalho educativo. Desta forma, poderá elaborar seus projetos relacionados ao perfil dos alunos da comunidade escolar, como autonomia, comunicação, criatividade etc. Portanto é necessário que seja revisto as práticas educativas da instituição escolar e os seus resultados, buscando assim, aprimoramento no rendimento da mesma. Cabe a escola proporcionar a interação das referidas práticas, a fim de contribuir com cada docente no desenvolvimento do seu trabalho em sala de aula. Sabendo assim, que grande é o desafio para o educador desenvolver sozinho suas práticas pedagógicas eficientes e obter resultados melhores , é preciso haver motivação por parte da instituição na qual ajudará o educador na formação não somente cognitiva e intelectual,mas afetiva , de ordem social e moral, contribuindo assim significativamente no campo educacional.

Diante do exposto e com relação às disciplinas cursadas notamos que a interdisciplinaridade é uma ferramenta importante, pois leva a escola juntamente com o professor articular os assuntos a serem trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento, possibilitando complementar, aprimorar e entender o que é discutido em outras disciplinas. Sendo assim, os alunos serão envolvidos em situações de aprendizagem, na realização de suas tarefas, levando-os a participarem com maior motivação e despertando no aluno a curiosidade e a vontade de buscar conhecimentos que venham contribuir na realização dos trabalhos coletivos e em situações diversas ou complexas. O educando envolvido neste processo desenvolve a sensibilidade e compreensão do todo, entendendo que o conhecimento ultrapassa barreiras, fazendo relação entre os conceitos e fatos, compreendendo que a educação é inacabada, sofre mudanças, fazendo parte de determinada sociedade, formada por diferentes culturas. É preciso, aproveitar as disciplinas na forma como apresentadas neste texto construído, pois as mesmas são proveitosas na formação, capacitação do individuo ,levando o mesmo a pensar, participar, expondo idéias como um ser critico, desenvolvido e apto para exercer suas funções dentro da sociedade.

Sabendo que administrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com