TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança nas escolas públicas no município dos Palmares: desafios da gestão educacional

Por:   •  14/10/2018  •  Artigo  •  6.249 Palavras (25 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 25

Segurança nas escolas públicas no município dos Palmares: desafios da gestão educacional

 

Safety in public schools in the municipality of Palmares: challenges of educational management

 

NETO, N. A. S.[1], SOUZA JÚNIOR, J. C.2 

1Aluno do Curso de Gestão Pública - IFPE, 2Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE  

 

 

RESUMO 

 

Num cenário onde a violência é crescente em vários aspectos, o presente artigo visa identificar quais são os principais desafios da gestão escolar com relação à segurança e verificar quais ações a mesma tem elaborado para minimizar os índices de violência escolar dentro e fora de sala de aula. Trata-se, portanto, de pesquisa aplicada, descritiva, com abordagem quali-quantitativa. As violências mais frequentes detectadas foram as agressões verbais e o bullying, Quanto ao papel do gestor, o mesmo realiza ações para lidar com a violência escolar e no esforço de preveni-la, sendo ele um elemento viabilizador e facilitador para que aconteçam estratégias significativas em relação a este problema. Dentre as ações da gestão, esperadas por professores, alunos e comunidade escolar para lidar com a questão, destacou-se a busca por diálogo e o acesso a informações pertinentes ao tema “violências”, com uma reformulação pedagógica incisiva e também da criação de um Projeto em parceria com a Polícia Militar, para garantir a Lei e a ordem.

 

Palavras-chave: Gestão Escolar, Bullying, Violência, Desafios.

 

ABSTRACT 

In a scenario where violence is increasing in all its aspects, this article aims to identify the main challenges of school management in relation to security and to verify what actions it has developed to reduce the rates of school violence in and out of the classroom of class. It is, therefore, applied research, descriptive, qualitative approach, with documentary procedures and case study. The most frequent violence detected were verbal aggression and bullying. Regarding the role of the manager, it was clear its importance in the actions to deal with school violence and in the effort to prevent it, being a viable and facilitating element for them to happen strategies in relation to this problem. Among the actions of the management, expected by teachers, students and the school community to deal with the issue, were the search for dialogue and access to information pertinent to the topic of "violence", with an incisive pedagogical reformulation and also the creation of a Project in partnership with the Military Police, to guarantee Law and Order.

 

KEY WORDS: School Management, Bullying, Violence, Challenges. 

1. INTRODUÇÃO

 

O interesse pela temática “violência escolar” nasce frente às situações vivenciadas no cotidiano da escola, durante o exercício da profissão e do convívio com os estudantes. Assim, as famílias percebem os fatores e consequências deste fenômeno no cotidiano escolar.

Frequentemente vêm acontecendo casos de desacato a autoridade escolar, coações, ofensas, maus tratos e furtos no ambiente educacional. A violência na escola vem ganhando cada dia mais destaque na mídia e na sociedade nas últimas décadas, sendo que a violência presente na relação entre alunos e professores, ocorre tanto na rede pública quanto na rede particular de ensino, este primeiro como foco de nosso estudo, onde são várias as notícias, com relatos de professores ou histórias contadas pelos próprios alunos, que mostram que a escola, antes concebida como local de conhecimento, de amizade e socialização, de formação do caráter do indivíduo, é transformada agora em um local de risco.

Muitas das sementes da violência na escola começam em casa com a falta de autoridade e consequente falha de regras, a ausência ou esbatimento dos modelos de comportamento dos pais e também pelo abandono, abuso e frustrações de que são vítimas. A família é sempre parte da solução do problema da violência escolar. Na medida em que é um espaço de convivência respeitosa, de interiorização de regras e valores, de cooperação e valorização do trabalho, de equilíbrio afetivo, de autenticidade de relações, cultiva a responsabilidade em clima de justiça e correção positiva e cria atitudes fomentadoras de relações sadias que se transferem para o ambiente escolar. (MORGADINHO, 2007).

A Constituição Federal em seu artigo 205 destaca: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa (...)”. É sabido que a violência não ocorre somente em sala de aula. No ambiente escolar, que envolve os arredores, podemos observar que muitas coisas oriundas de dentro da Instituição é externada para outros ambientes, onde quem pratica ou quer praticar o mal, não necessariamente tem de estar dentro da escola. Estudantes que praticam atos de agressão física ou verbal procuram adentrar no ambiente escolar ou até mesmo executar a ação fora dele. Mediante essa constatação, busca-se abordar sobre a questão da violência no ambiente escolar.

São inúmeras as funções da gestão escolar, e a mesma não pode tomar atitudes sozinha. É necessário, portanto, que a mesma atue com outros órgãos de forma tal a dirimir quaisquer conflitos que possa ocorrer entre as partes, a fim de estabelecer uma relação de paz, seja ela de uma forma mais direta (na própria escola) ou como órgão superior (Gerência Regional de Educação). Assim sendo, este estudo objetiva discorrer sobre possíveis ações em que a gestão, juntamente com o poder público, tem articulado para resolver a questão da segurança no ambiente escolar. O estudo traz um embasamento estatístico e atitudinal, juntamente com análise de dados, norteado pela ideia da escola como espaço de socialização da cultura e cidadania e de como a violência no ambiente escolar se expressa entre alunos, professores e comunidade, bem como a importância das Políticas Públicas no enfrentamento da violência nesse contexto.

 

2. MATERIAIS E MÉTODOS

 

O estudo se faz necessário devido ao fato de a sociedade estar assustada com os constantes acontecimentos de violência por parte de elementos estranhos ao ambiente escolar ou até mesmo na relação estudante x estudante ou até mesmo estudante x servidor.  

O objeto da pesquisa é a cidade de Palmares, localizada no estado de Pernambuco, especificamente nas suas escolas públicas (municipais e estaduais) e as mais variadas formas de violência dentro e fora de sala de aula. A mesma possui 15 (quinze) escolas municipais e 8 (oito) escolas estaduais, em seu perímetro urbano, desde as unidades do centro da cidade até as mais afastadas, como nos bairros de Nova Palmares e Quilombo 3. Teremos, portanto, um olhar mais especial às escolas estaduais, como foco de nosso trabalho.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (507.5 Kb)   docx (227.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com