TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desassoreamanto De Canal

Dissertações: Desassoreamanto De Canal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

É sabido que ainda se pode encontrar na baixada de Itaipuaçu, raros exemplares do teiú (é o lagarto mais comum em cativeiro, no Brasil. Atinge até 1,4 m de comprimento) e do ameaçado jacaré-de-papo-amarelo da avifauna (s.f. Bras. Conjunto das aves de uma região.) foram identificadas e registradas aproximadamente 130 espécies, destacando-se tucano-do-bico-preto, jacupemba (Ave de Barbela Nua e Vermelha), maitaca, sanhaço e gavião-de-cauda-branca, este último originário do interior, mas que invadiu a área litorânea fugindo dos desmatamentos.

São encontradas várias espécies migratórias usando o parque como ponto de invernada e local de reprodução. Há registros de espécies de maior porte como, por exemplo, jaguarundi (é um pequeno gato que é um pouco maior do que um gato doméstico.) e preguiça. Algumas espécies ameaçadas relevantes são preguiça, gato-do-mato, jabuti-de-cabeça-vermelha e tamanduá-bandeira. Fauna: Apesar dos poucos dados disponíveis na região sobre a fauna, sabe-se que a entomofauna (1 Fauna constituída de insetos. 2 Totalidade dos insetos de uma região.) é considerável em espécies, porém numericamente abundante em indivíduos.

A fauna marinha apresenta grande riqueza, destacando-se a presença das tartarugas marinhas Caretta sp. e Dermochelys sp. O canal de Itaipuaçu vem desde a lagoa de Marica de desagua no Recanto na praia de Itaipuaçu. Conversando com moradores antigos da região, foi colhido relatos de que em um passado não muito distante esse canal que hoje em seu ponto mais profundo não passa dos 70 cm , já foi navegável , um local de pescaria abundante , hoje não havendo nem condições de navegação tal como de ser usado pra o lazer (banhos). Este projeto tem o intuito de revitalizar todo o canal trazendo benefícios para todo o local , povo , fauna e flora, mantendo assim Itaipuaçu um berço de procriação de peixes e pássaros como no passado desse local tão maravilhoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com