TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva Sobre A História Da Perícia, Sobre Perito E Perícia Contábil.

Artigos Científicos: Descreva Sobre A História Da Perícia, Sobre Perito E Perícia Contábil.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 3

Descreva sobre a história da Perícia, sobre Perito e Perícia Contábil.

Desde os tempos antigos os líderes dos grupos já trabalhavam como peritos, legisladores e executores de assuntos que necessitassem de suas aprovações ou auxílios. Conforme a humanidade foi se desenvolvendo, ela foi destituindo o poder centralizador de seus antigos líderes, e foi nesse ponto que a perícia tomou um pouco de independência até chegar a época atual.

No Brasil, em 1939 o código de processo civil regulou não só a perícia contábil mas, outros tipos de perícia. Em 1946 um decreto-lei constituiu o conselho federal de contabilidade, as atribuições do contador e a perícia contábil. Não podemos esquecer que nesse ano é que foi criado o curso superior de contabilidade.

Dentre as várias disposições a respeito da profissão de perito contábil estava o requisito que para ser um perito contábil é preciso ter curso superior de contabilidade e de ter registro no CRC.

Há discussões a respeito de achar o correto conceito de perícia contábil, a melhor aceita atualmente é “Perícia Contábil é o meio de prova capaz de transmitir ou trazer atestados de materialidade que requerem conhecimento científico e habilidade técnica no campo da ciência contábil.” Nesta definição de perícia contábil podemos observar que ela leva em conta até o seu objetivo.

Existe mais de um tipo de perícia – judicial, administrativa e especial, por exemplo, quando o juiz achar que for necessário a ajuda de um perito numa causa, ele o nomeará para auxiliá-lo na escolha do veredicto. No caso da área de dúvida ser a área contábil, ele nomeará um perito contábil. O objetivo do perito contábil é fornecer um laudo ao juiz que esclareça os dados apresentados, não compete ao perito dar o veredicto e sim apenas apresentar seu laudo e esclarecer quaisquer dúvidas decorrentes. Há a figura do perito contador assistente que nada mais é do que um ou mais peritos contratados pelas partes que não participam do laudo pericial mas, acompanham toda na parte pericial e no final eles preparam um parecer pericial baseado em suas observações e em provas. No caso em que o parecer apresentar alguma parte divergente do laudo pericial, esta parte é destacada.

Os procedimentos utilizados pelo perito são o conjunto de técnicas que visam fundamentar conclusões que serão levantadas no laudo contábil ou parecer pericial contábil. Normalmente na perícia contábil estes procedimentos são exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

A etapa do planejamento não permite considerarmos padrões para todos os tipos de casos, mas as etapas e procedimentos mais comuns são ter um nível de conhecimento do objeto, procurar um prazo que não atrapalhe as investigações, marcar as diligências antecipadamente, prever quaisquer problemas com documentos entre outros. Este ponto dos prazos é muito importante tanto que se o perito perceber que não vai conseguir entregar o laudo a tempo ele tem que fazer uma petição estendendo o prazo antes que o mesmo acabe. O juiz pode querer saber os motivos do atraso da entrega do laudo.

Durante o planejamento o perito contador e o perito contador assistente podem atuar juntos e na execução também. Ambos devem ter as mesmas responsabilidades e postura, devem zelar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com