TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS 5 FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.432 Palavras (26 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 26

E-COMMERCE E A GESTÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA PEQUENOS NEGÓCIOS: um estudo de caso sobre a empresa Lala Bolsas.

  1. Larissa Guedes das Mercês[1]

Rinaldo Ribeiro Moraes[2]

Kahlil Jezini Vianna[3]

Patrícia da Silva Tavares[4]

Sabrina Machado Petrola Saboya

RESUMO

O estudo deste artigo tem como objetivo explanar e analisar os benefícios que a gestão das mídias sociais pode acrescentar ao negócio de microempresas. A finalidade dessa pesquisa é a obtenção de informações que sirvam de subsídios para futuros empreendedores que buscam o desenvolvimento do seu negócio através do e-commerce. Para isso, faz se necessário conceituar assuntos referentes ao e-commerce e às mídias sociais. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, pois obteve coleta de dados para comprovação do crescimento do e-commerce nas mídias sociais. Considera-se também uma pesquisa bibliográfica e de campo, visto que a pesquisa se deu através de consulta de fundamentos teóricos em material já publicado e disponível ao público. A pesquisa teve como população os clientes da empresa Lala Bolsas, sendo a amostra composta por dez por cento dessa população. A análise dos dados é apresentada por meio de gráficos e apreciações demostrando os resultados obtidos com a gestão do e-commerce nas mídias sociais.

Palavras-chaves: E-commerce, Mídias Sociais, Gestão.

 

ABSTRACT

The study of this article aims to explain and analyze the benefits to the management of social media can add to business of micro-enterprises. The purpose of this research is to obtain information that will serve as input for future entrepreneurs seeking to develop their business through e-commerce. For this, it is necessary to conceptualize issues related to e-commerce and social media. It is a descriptive and explanatory research why obtained data collection for evidence of the growth of e- commerce on social networks. It is also considered a bibliographical and field research, since the research was through consultation theoretical foundations on material already published and available to the public. The study was population the company's customers Lala Bolsas, and the sample comprised ten percent of that population. Data analysis is performed using graphs demonstrating the results and findings obtained with the management of e-commerce on the social medias.

Keywords: E-commerce, Social Media, Management.

INTRODUÇÃO[pic 1]

A internet é considerada a ferramenta da atualidade. As pessoas estão conectadas 24h durante 7 dias da semana e, no âmbito comercial, esperam que os serviços de suas necessidades acompanhem esta evolução. O comércio eletrônico é caracterizado por ser um modelo de negócio que se utiliza da tecnologia para realizar vendas pela internet.

A evolução tecnológica contribuiu para que as pequenas empresas pudessem iniciar suas atividades mesmo com pouco capital disponível, mas com um amplo alcance de um determinado público. Tornou possível o rápido e fácil acesso às informações e comunicação instantânea com milhares de pessoas independente da distância em que se encontram. Dentre esses facilitadores encontram-se as chamadas mídias sociais, uma rede de participantes e organizações que permite a união de ideias e compartilhamentos e ainda a interatividade diária com pessoas, informações, eventos e negócios.

Mediante esta mudança, as empresas estão cada vez mais aderindo ao E-commerce como estratégia de vendas e ferramenta potencial para a conquista de seus clientes, visto que os possibilita efetuar uma compra de qualquer lugar e em qualquer horário, verificando informações do referido produto ou serviço, bem como preço e suas respectivas formas de pagamento em apenas um clique. Além disso, o E-commerce estabelece um contato direto com o cliente, mesmo que virtualmente, resultando em um atendimento personalizado.

Segundo pesquisa publicada em 30/07/2014 pelo e-bit, o comércio eletrônico brasileiro registrou no primeiro semestre de 2014 o faturamento de R$ 16 bilhões, um crescimento nominal de 26% em relação ao mesmo período do ano passado.

Neste estudo, o tema é a gestão do E-commerce nas mídias sociais para as pequenas empresas. Atualmente, observa-se que as empresas de grande porte que possuem estabelecimento físico utilizam o E-commerce como uma opção a mais para os seus clientes, diferente das pequenas empresas que estão utilizando as novas tendências do E-commerce como referência e exclusiva forma de venda.

O questionamento que se pretende responder é: Qual a importância de gerir estrategicamente as mídias sociais para as microempresas?

O objetivo geral do trabalho é concretizar a importância e os benefícios que a gestão das mídias sociais pode proporcionar para as microempresas.

Como objetivos específicos têm-se: entender o que é E-commerce; conhecer os tipos de E-commerce; e explanar os benefícios da gestão das mídias sociais para os pequenos negócios.

Este estudo se torna relevante na medida em que procura esclarecer e analisar as vertentes do E-commerce e as mídias sociais em um cenário específico, o da microempresa, analisando as possíveis causas de seu sucesso e/ou fracasso como ferramenta de gestão. Espera-se que os resultados provenientes deste estudo possam proporcionar importantes contribuições à questão, de modo a impulsionar outros empreendedores.

O estudo está direcionado à Lala Bolsas, microempresa do ramo varejista que está no mercado eletrônico há três anos e atua na plataforma virtual, especificamente através das mídias sociais.

Esta pesquisa estrutura-se em cinco capítulos. No primeiro, apresenta-se a Introdução com o tema, a problematização, os objetivos da pesquisa, a delimitação e a relevância do estudo. No segundo, discute-se a fundamentação sobre as características, os subgrupos e benefícios do E-commerce. O terceiro capítulo refere-se ao método de pesquisa adotado, à definição das técnicas de coleta de dados e aos processos de análise. O quarto pauta-se nas discussões e resultados e, no último capítulo, destacam-se as Considerações Finais referentes aos resultados obtidos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo serão abordados os tópicos que servirão como embasamento teórico e sustentação da análise desta pesquisa. A primeira parte trata do histórico da internet e seus conceitos; a segunda parte do E-commerce, seu contexto histórico e definições; na terceira, o Social Commerce; e a última parte refere-se ao F-commerce.

2.1. Histórico da internet

Na década de 1970, como uma rede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para conectar cientistas e professores universitários ao redor do mundo, surgiu uma gigantesca rede chamada internet. (LAUDON & LAUDON 2010, p.184).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (644.9 Kb)   docx (521.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com