TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição De Plano De Cargos E Salários

Ensaios: Descrição De Plano De Cargos E Salários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

A “descrição de cargo” pode ser entendida como o processo de se relacionar detalhadamente o que ocupante faz, sob quais condições faz e por que faz. Constitui-se assim, num retrato simplificado do conteúdo das principais responsabilidades atribuídas a um determinado cargo, que o diferencia dos demais da empresa (identidade/desenho do cargo). Já a “análise de cargo” é o detalhamento do que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e competências para que possa desempenhá-lo adequadamente. Procura ainda, determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo impõe e as condições ambientais em que o trabalho deve ser realizado.

A descrição e análise de cargos (DAC) pode ser entendida também como ponto de partida para a identificação da maioria dos problemas no campo dos Recursos Humanos, tais como: dificuldades no processo de recrutamento e seleção; levantamento de necessidades e seleção dos conteúdos para programas de treinamento de pessoal; avaliação de cargos e determinação das faixas salariais e plano de carreira; determinação das linhas de autoridade e responsabilidade na organização; fornecimento de subsídios para a implantação de sistemas de avaliação de desempenho e mérito, dentre outros.

A Análise e Descrição de cargos é um documento de fundamental importância para uma organização, pois possibilita conhecer efetivamente os cargos, bem como padroniza a realização das atividades. A Descrição de cargos cria um referencial que inclui o que o ocupante faz e por que faz, ao passo que a Análise basicamente detalha o que lhe é exigido em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades.

Esse tipo de serviço oferece benefícios tanto para o empregador quanto para o empregado, uma vez que regula o exercício da função desse último, que não assume excessivas responsabilidades ou responsabilidades que lhe exijam competências que não apresenta, o que favorece seu desempenho geral. Ademais, tendo em vista as atribuições de cada cargo, podem ser providenciados treinamentos específicos, além de permitir criar diretrizes que otimizam um processo de Recrutamento e Seleção. Sendo assim, pode haver aumento da produtividade e lucratividade, da motivação, diminuição do absenteísmo, redução da rotatividade, etc.

Assim, a Análise e Descrição de cargos deve ser solicitada quando há necessidade de se conhecer os cargos de modo aprofundado, suas responsabilidades e funcionários e quando não há padronização das tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com