TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição do Cargo e Salário

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.628 Palavras (15 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

Introdução.....................................................................................................03

1. Cargo Mestre de Obras.............................................................................04

1.1 Descrição do Cargo e Salário.................................................................05

1.2 Técnica de Recrutamento e Seleção.......................................................06

1.3 Benefícios em relação ao cargo..............................................................07

2. Mapeamento de Cargo e EPI`s utilizados.................................................08

2.1 Cronograma............................................................................................09

3. Qualidade de Vida no Trabalho................................................................10

3.1 A importância da Saúde e Segurança no Trabalho.................................11

3.2 A importância do uso dos EPI`s e EPC`s...............................................12

3.3 A importância de um local de trabalho organizado................................13

4. Proposta de melhorias x Acordo...............................................................13

5. Referências................................................................................................14

Introdução:

A Lopes & Lopes, organização do segmento de construção civil, foi aprovada no processo de licitação há um ano, se tornando responsável pelo canteiro de obra do viaduto Martelli Videira no interior do Rio Grande do Sul. O viaduto vai melhorar o problema do transito na região e vai beneficiar mais de 50 mil habitantes, inclusive com a geração de emprego na cidade. A construtora tem prazo de 18 meses para entrega do projeto junto aos órgãos competentes. A organização tem um quadro efetivo de 200 profissionais de diversas áreas técnicas e operacionais, sem contar os 300 terceirizados sob sua corresponsabilidade. A obra do túnel Martelli Videira, foi paralisada há dois dias, depois de um colaborador ter sofrido um acidente, após trabalhar 10 hs, seguidas, para suprir o horário de alguns colegas de trabalho que pediram demissão. O colaborador acidentado recebeu todo o cuidado necessário e foi afastado por um período de 30 dias até sua total recuperação, quando retornará as suas atividades. Os colaboradores alegam que o acidente ocorrido com o colega foi o estopim para deflagrarem a greve. A Lopes & Lopes construtora, trabalha de acordo com a lei nº6514, que altera a CLT; portaria nº3.214 que cria as normas regulamentadoras e com as normas que a afetam o trabalho na construção civil (NR06 – NR07 – NR09 e NR18).

Os trabalhadores paralisaram a obra reivindicando reajustes salarial imediato de 8%, melhores condições de trabalho e dos equipamentos para proteção e segurança no trabalho (40% das máscaras respiradoras gastas ou vencidas), além da contratação de 5% a mais do quadro efetivo de mão de obra, para suprir constantes pedidos de demissão, principalmente no cargo de mestre de obras, que coordena as atividades dos demais profissionais.

As equipes de trabalho são divididas em turnos no canteiro de obras, e o trabalhador da construção civil tem carga horária de trabalho de 44 horas semanais. Um turno inicia-se as 5:00 hs da manhã e encerra-se as 13:00hs; o outro inicia-se as 10:00 hs da manhã e encerra-se as 18:00 hs. A data base do subsídio da categoria é junho, porém os trabalhadores exigem reajuste imediatos. Diante desta situação, você que conhece bem o local de trabalho, pois atua em posto no próprio canteiro de obras na área de recursos humanos, tem ótimo relacionamento com todos os funcionários em diversos níveis, foi nomeado pela organização como porta voz e intermediador das negociações entre a organização, ministério do trabalho e o sindicato da categoria.

1.cargo: Mestre de Obras

Para iniciar uma obra. Há a contratação de um arquiteto, para planejar a construção, após concluir a fase de arquitetura, um engenheiro entra em ação para tornar o projeto em realidade, a partir do momento em que a construção começa. O mestre de obras e o encarregado são contratados, nem o arquiteto e o engenheiro conseguem cuidar de todos os detalhes da obra, se restringindo apenas a questões de engenharia e segurança. O mestre de obras precisa ter muita experiência no ramo da construção civil, é uma profissão que exige uma visão ampla, e muito experiência adquirida para lidar com os problemas do dia a dia, participa de reuniões semanais na construtora que geralmente tem a durabilidade de duas horas, estas reuniões tem o objetivo de discutir o plano semanal de execução das obras. Um profissional dessa categoria exerce funções de extrema importância para a execução de construção. O maior desafio para um mestre de obras é conseguir tocar os serviços seguindo as metas semanais, precisa ter muito jogo de cintura para lidar com os operários, na maioria das vezes em mais de um canteiro de obras por dia, são responsáveis por saber o que falta de material e fazer os pedidos, sempre com a ajuda dos oficiais, que indicam o que precisa ser comprado, mantem o contato direto com o setor de almoxarifado. De dois em dois meses as obras passam por um processo de auditoria (vistoria) com a presença de um auditor fiscal, que pergunta sobre como está o andamento das frentes de serviço, quais estão atrasadas e por quê?

Quando ocorre situações diversas, erros e quando o serviço não pode ser reexecutado, é o mestre de obras que juntamente com o engenheiro avaliam a melhor decisão a ser tomada. O mestre de obras tem contato direto com o engenheiro responsável pela obra, sabe de tudo o que deve ser feito e conhece todos os trabalhadores do canteiro, qualquer oficial e encarregado sabe que em caso de duvidas devem procurar pelo mestre de obras.

1.1 descrição do cargo e salario.

Nome do cargo

Descrição do cargo

Salario

Mestre de obras

Fiscalização das atividades no canteiro de obras responsável por participar de auditorias e reuniões semanais na construtora, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com