TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição do sistema agro-industrial de avestruz

Projeto de pesquisa: Descrição do sistema agro-industrial de avestruz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Descrição do sistema Agroindustrial do Avestruz

O avestruz é uma ave classificada como Struthio camelus Australis. Pertence ao grupo das Ratitas, pois tem as asas atrofiadas; é herbívora e possui apenas dois dedos em cada pé. Originária da savana africana, vive em zonas semidesérticas.

Medem de 2,0m a 2,7m de altura, pesam de 90 kg a 160 kg, vivem até os 70 anos e se reproduzem plenamente até os 40 anos, iniciando a vida reprodutiva por volta dos três anos. Uma fêmea produz em média 15 a 20 filhotes por ano. Os ovos que medem entre 15 e 20 cm e pesam entre um e 1,5kg, equivalem a 25 ovos de galinha. Os pintos nascem com peso aproximado de 800g e crescem aproximadamente 30 cm por mês durante os primeiros seis meses.

A indústria do avestruz é conhecida popularmente no país pelo sentido conotativo de que “no avestruz se aproveita tudo”. Até certo ponto esta informação é verdadeira, porém, um tanto quanto fantasiosa. O fato é que, em primeiro plano, o avestruz proporciona três subprodutos de alto valor agregado, gerando três subcadeias, são elas: a subcadeias da carne, a subcadeias do couro e a subcadeias das plumas.

Considerando que um avestruz está pronto para o abate entre 10 a 12 meses de idade, este chega a pesar em torno de 90 kg a 100 kg, e gera 30 kg a 35 kg de carne limpa, 1,2m2 de couro e 1 kg a 1,5kg de plumas.

A preocupação cada vez maior com a alimentação saudável aliada ao sabor e a maciez, tornou a carne de avestruz um produto de grandes perspectivas de aceitação no mercado, possuindo baixos índices de gordura e colesterol, rica em proteína, ferro, ômega três e ômega seis.

Na subcadeias da carne identificam-se dois produtos: a carne in natura e o produto industrializado.

A carne in natura é classificada e comercializada de acordo com seu tamanho, maciez e posição das peças na musculatura, são providas principalmente de regiões como o dorso, onde se encontram os cortes nobres do avestruz conhecidos como extra macios; a sobre coxa de onde provem os cortes classificados como macios, e a coxa encontrando os cortes de maciez média (AVESTRO, 2007).

A subcadeias do couro do avestruz também é considerada de muita importância para o setor, devido ao grande valor que este produto tem no mercado, tanto interno, quanto externo.

Após o abate e a esfola da ave, o couro in natura é salgado ou congelado, como maneira de conservá-lo até que este seja enviado aos curtumes.

No curtume, o couro in natura é processado e tingido das mais variadas cores existentes no mercado.

A indústria coureira e os intermediários, como os artesões, são os métodos de escoamento dos curtumes. Estas indústrias transformam o couro curtido do avestruz em artigos de luxo como bolsas, cintos, carteiras, calçados, entre outros produtos. Vale ressaltar que grande parte dos curtumes está no mercado apenas para prestar serviços, pois a distribuição do couro curtido às indústrias e intermediários fica por conta de produtores e indústrias frigoríficas.

A subcadeias das plumas divide-se em duas indústrias bem definidas, sendo a indústria de tingimento, as quais processam e tingem em sua grande maioria as plumas compridas, brancas e longas, que aparecem na ponta das asas e na cauda dos animais e a indústria de espanadores que utilizam as plumas secundárias de menor tamanho que recobrem o resto de seu corpo. As plumas secundárias possuem uma característica peculiar, que proporcionam vantagens competitivas para uso de natureza industrial, elas carregam-se rapidamente de eletricidade estática, ao serem esfregadas em alguma superfície metálica, fazendo com que o pó ali instalado venha a aderir de forma fácil, nos componentes que constituem a estrutura das plumas

Segmento de Distribuição

Para que um produto chegue ao consumidor final, é necessário que ele passe por diferentes agentes dentro do processo distributivo, desde a aquisição do produto pelo distribuidor até o ponto de venda. Segundo Zuin e Queiroz (2006), um canal de distribuição pode ser definido como um conjunto de organizações - agentes e instituições - que se relacionam com o objetivo de tornarem produtos e serviços disponíveis, objetivando ainda criar valor ao consumidor pela aquisição e disponibilidade de produtos e serviços; intermediários são agentes, jurídicos ou não, que assumem a responsabilidade pelo produto no caminho entre o primeiro fornecedor e o consumidor final. Assim, um canal de distribuição transfere as mercadorias dos fabricantes para os consumidores, preenchendo as lacunas de tempo, local e posse que separam as mercadorias e serviços daqueles que as necessitam ou desejam.

Para as indústrias produtoras de bens finais ou intermediários, o ganho financeiro seria ainda maior se pudessem disponibilizar seus produtos diretamente para o respectivo comprador- usuário (final ou intermediário). Entretanto, em muitos setores, o investimento necessário para se chegar diretamente a esse consumidor impossibilita a adoção dessa estratégia por parte do fabricante. Existem outras características que determinam a importância dos canais de distribuição, como na busca facilitada, onde os usuários finais nem sempre sabem onde encontrar os produtos e serviços que precisam e desejam já os vendedores não sabem como alcançar os usuários finais; além do fato de as indústrias produzirem grandes quantidades de um sortimento restrito e os usuários desejar um grande sortimento, porém em pequenas quantidades.

Dentre as organizações que compõem um canal de distribuição pode-se citar:

- Indústrias manufatureiras (fabricantes) – são as empresas envolvidas na criação de produtos que serão vendidos a terceiros;

- Distribuidores atacadistas – caracterizados normalmente por empresas engajadas na venda de bens para revenda ou uso industrial, visando atender outros intermediários ou usuários finais industriais, institucionais e comerciais, porém se caracterizam por não se interagirem em grande escala com o consumidor final;

- Distribuidores varejistas - se envolvem com as atividades finais, como na venda de bens e serviços produzidos em outros lugares, para consumo pessoal, comprando, recebendo e estocando produtos de fabricantes ou atacadistas para oferecer aos consumidores conveniência de tempo e lugar.

No segmento de distribuição da cadeia agroindustrial do avestruz encontram-se os seguintes agentes que são responsáveis pela colocação dos produtos à disposição dos consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com