TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) AGREGANDO NOVOS VALORES A PRODUÇÃO INDÚSTRIAL

Exames: O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) AGREGANDO NOVOS VALORES A PRODUÇÃO INDÚSTRIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 7

O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) AGREGANDO NOVOS VALORES A PRODUÇÃO INDÚSTRIAL

Kássia Cristina Leitão Costa

UNOPAR- Universidade Norte do Paraná

Rod. PA 127- São Domingos do Capim/ PA

RESUMO

O Sistema de Gestão Ambiental inserido aos meios de produção é parte essencial ao processo que visa à sustentabilidade e a inserção de produtos e serviços ecologicamente mais saudáveis. O grande desafio desse sistema é o lucro, visto que para amenizar os impactos ambientais faz-se necessário investimentos altos e esse retorno financeiro será obtido à longo prazo, porém já não há mais dúvida que empresas que trabalham e produzem visando o meio ambiente mais limpo e saudável tem maior aceitação de seus produtos e serviços.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável. Qualidade de vida. Responsabilidade sócioambiental. Análise de custo/benefício. Auditoria ambiental.

1 INTRODUÇÃO

Promover a manutenção e o desenvolvimento do setor industrial em parceria com a gestão do meio ambiente tornou-se o desafio do século. Provar que lucratividade também pode ser resultado de uma nova postura empresarial, com a adoção de padrões e parâmetros de qualidade e compromisso ambiental, já é algo indiscutível. Note que a conscientização ambiental vem crescendo de forma gradativa, formando assim uma classe de consumidores, mais exigentes e conscientes de que consumir vai além da satisfação pessoal, é um ato que alcança a escala coletiva e que pode influenciar diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida.

2 DESENVOLVIMENTO

Após a Revolução Industrial (entre 1760 à 1840), com o desenvolvimento dos setores de produção, que passaram pela transição dos métodos produtivos, substituindo a produção artesanal pelo trabalho executado por máquinas, além da mudança no cotidiano das pessoas, o planeta também sofreu transformações, passou-se a usar a energia da água, energia a vapor, produção de ferro, enfim, foi o início de uma nova era, economicamente viável e sem planejamento. Acrescido do sistema Capitalista, que sempre visou o maior percentual de lucro, o desenvolvimento econômico e industrial do mundo deu-se de tal maneira em que maior que a exploração de mão de obra, foi à apropriação dos recursos naturais do planeta, que passou a receber diariamente toneladas de resíduos sólidos (consequência do consumismo e aumento populacional), poluentes no ar, na água e no solo, comprometendo a qualidade de vida das pessoas e da Terra.

O SGA (Sistema de Gestão Ambiental) é uma nova proposta de produção, que surgiu da necessidade das empresas em buscar estratégias e soluções para trabalharem com responsabilidade ambiental. O Sistema tem como objetivo o planejamento das atividades produtivas, o desenvolvimento da proposta, a verificação da execução (se está em conformidade) e a etapa corretiva (correções para que as falhas do processo não se repitam), para assim atender a legislação vigente e a uma nova classe de consumidores educados ambientalmente. É importante salientar que essa mudança no comportamento e pensamento dos consumidores foi gradativa, assim como a preocupação mundial com o Meio Ambiente, como o surgimento de novas Políticas públicas ou como a criação da Legislação Ambiental.

“Poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado,

responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de

degradação ambiental”

(Lei Nº 6.938, Art. 3º, Inciso IV, da Política Nacional do Meio Ambiente de 1981)

2.1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS

Fazer com que uma empresa invista em equipamentos e máquinas de custo elevado, não é uma tarefa fácil, principalmente quando esses investimentos têm por objetivo prevenir e reduzir impactos ambientais, onde o retorno financeiro à empresa ocorre a médio e longo prazo. Porém isso não é uma tarefa impossível.

Segundo Donaire(1999), algumas empresas têm demonstrado que é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente desde que se utilizam da sua criatividade e viabilizem condições internas que possam transformar as restrições e ameaças ambientais em oportunidades de negócio.

Existem inúmeras medidas que podem ser adotadas a fim de promover o desenvolvimento sustentável e acrescido de criatividade podem se transformar em aumento do retorno financeiro, veja algumas delas:

- Uso e desenvolvimento de tecnologias capazes de reduzir a poluição do ar;

- Extração dos recursos naturais e minerais respeitando seus ciclos de produção e reprodução;

- Preservação dos recursos hídricos, combatendo a ocupação ilegal dessas áreas;

- Promover o descarte adequado de seus equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias, para evitar a contaminação do solo e das águas;

- Reciclar, reutilizar a água, reflorestar, fazer uso de energias renováveis e limpas (energia solar e eólica).

As empresas que visam o progresso e o crescimento econômico promovendo o desenvolvimento sustentável preservando o meio ambiente melhoram a imagem da empresa e podem usar o marketing ecológico para estimular a aceitação de seus produtos e serviços no mercado, aumentando assim o lucro. Souza (1993) confirma essa visão ao dizer que as estratégias de marketing ecológico visam à melhoria da imagem da empresa e dos seus produtos por meio da proposição de novos produtos com enfoque sustentável, além de ações voltadas para a proteção ambiental.

2.2 RESPONSABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL GERANDO QUALIDADE DE VIDA E ANÁLISE DE CUSTO/BENEFÍCIO NO MUNDO EMPRESARIAL.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com